Sábado, 05 de Outubro de 2024

Copel começa a regularizar cabeamento de empresas de telecomunicações em PG

2021-11-12 às 17:23

A regularização do cabeamento de empresas de telecomunicações chega a Ponta Grossa. Na próxima quarta-feira (17), equipes da Copel estarão nas ruas realizando o corte e retirada de cabos de fibra ótica, cordoalhas e fiação de telefonia que estejam ociosos e ocupando espaço nos postes da rede elétrica.

Segundo Alfredo Bottini, gerente do departamento de Compartilhamento de Estruturas da Copel, as empresas que fazem uso das estruturas da concessionária de energia foram notificadas da ação há pelo menos 30 dias, através do contato registrado no cadastro da companhia. Os serviços serão concentrados nas imediações da loja Havan, da Subestação Uvaranas, do Balaroti da Igrejinha de Uvaranas, abrangendo cerca de 60 postes.

Compartilhamento

Desde maio, a Copel conta com um setor dedicado a fiscalizar e promover a regularização das estruturas de cabeamento que compartilham os postes da rede elétrica e que vem realizando ações semelhantes em várias cidades do Paraná.

Em todo o país, a utilização dos postes pelas redes de energia e dados segue normas definidas pelas agências reguladoras de Telecomunicações (Anatel) e de energia elétrica (Aneel). Pela legislação, a Copel tem que ceder espaços nos postes às operadoras de telecomunicações, no limite de quatro por poste.

Segundo os técnicos da Copel, existem 712 provedores de internet cadastrados na Copel com permissão de compartilhamento da infraestrutura dos postes no Paraná.

da Assessoria