Segunda-feira, 07 de Outubro de 2024

Caminhada Franciscana ganhou as ruas de Irati neste domingo

2021-12-13 às 16:24
Foto: Vanderley Kawa

Em seu 13º ano, a Caminhada Franciscana reuniu mais de 100 pessoas, na manhã de domingo (12), em Irati. O evento teve o apoio da Ordem Franciscana Secular e Pastoral da Comunicação da Capela São Francisco, que pertence à Paróquia Nossa Senhora da Luz. Foram percorridos aproximadamente sete quilômetros, com quatro paradas para recuperar as forças. Durante o trajeto, foram recolhidos materiais reciclados encontrados nas ruas. A saída aconteceu às 6 horas, na Capela. O grupo seguiu até o antigo Seminário Santa Maria, dos freis capuchinhos, hoje sede do Campus da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro).

Na Universidade, foi celebrada uma missa pelos freis Antoninho Ferreira e Daniel Heinss. Frei Daniel possui 81 anos e reside no bairro Mercês, em Curitiba. Apesar da idade, ele conseguiu percorrer todo o percurso caminhando e até se surpreendeu com o desempenho. “Estou admirado de caminhar tudo aquilo. Foi bom demais”, disse ele, que substituirá frei Antoninho como assistente da Ordem Franciscana na cidade. Os capuchinhos estão na comunidade desde 1921, quando vieram para atender a primeira capela de Nossa Senhora da Luz, instalada na Praça da Bandeira. Até hoje, continuam prestando assistência espiritual aos moradores.

De acordo com o coordenador do Conselho Pastoral da Comunidade São Francisco de Assis e franciscano, Vanderlei Kawa, um dos organizadores da caminhada, o objetivo foi refletir sobre a vida, paz, família e ecologia. Também foi realizada uma homenagem às pessoas que faleceram durante a pandemia de Coronavírus. Os amigos e familiares também foram lembrados pelo sofrimento e dor em função da perda de entes queridos. “A caminhada também é uma forma de celebrar o nascimento de Jesus Cristo durante o Natal que se aproxima”, comentou Kawa.

Ainda durante a ação, os participantes recolheram lixo reciclável. A quantidade de material encheu 15 sacos de lixo de 50 litros. Moradores de cidades vizinhas, como Rebouças e Teixeira Soares participaram da caminhada, além do prefeito de Irati, Jorge Derbli. “Agradeço a todos que dedicaram um tempo do domingo para refletir sobre aspectos da sociedade, no dia dedicado à Nossa Senhora de Guadalupe”, enalteceu o também agente da Pascom da Paróquia Nossa Senhora da Luz.

da Assessoria