Terça-feira, 30 de Abril de 2024

Parque Histórico disponibiliza versão digital da exposição ‘Indonésia – A presença Oriental em Carambeí’; saiba como acessar

2021-12-29 às 15:18

Indonésia – A presença Oriental em Carambeí é uma exposição que foi lançada no mês de junho com o intuito de contar a história dos imigrantes indo-holandeses que se estabeleceram na cidade. A mostra segue em cartaz no piso superior da Casa da Memória e abre ao público de terça a domingo, das 10h às 17h, com entrada gratuita e agora ganhou uma versão digital que está disponível no site institucional (www.aphc.com.br/indonesia).

“A virtualização das ações do museu faz parte do Programa de Democratização de Acesso da instituição. Desde 2017 temos aprimorado os processos tecnológicos para garantir que a produção de conhecimento aqui gerada tenha acesso universal”, destaca o historiador e coordenador cultural Felipe Pedroso.

Acessando a exposição virtual o público entenderá a relação da história dos imigrantes holandeses e indonésios com a formação de Carambeí.

“A exposição Indonésia – A presença oriental em Carambeí reflete parte da história da imigração holandesa, visto que a Holanda dominou o território conhecido hoje como Indonésia por quase 400 anos, deste modo, holandeses asiáticos que residiam nessa localidade migraram após o processo de independência da Indonésia em 1949. Alguns desses sujeitos acabaram se fixando na colônia Carambeí”, explica o historiador.

Pedroso espera que com a exposição digital um maior número de pessoas tenham acesso a história desses imigrantes. “A trajetória dessas pessoas reflete não somente o processo migratório em si, mas revela todo um complexo contexto. A virtualização da exposição garante que mais pessoas possam conhecer essa história e adentrar a rica cultura dos imigrantes indo-holandeses”, finaliza.

da assessoria