Quinta-feira, 10 de Outubro de 2024

Grupo São Francisco de Assis suspende teatro da Paixão de Cristo em Irati

2022-02-07 às 17:12
Foto: Vanderlei Kawa

Em reunião no último dia 3, a diretoria, presidência, integrantes e voluntários do Grupo de Teatro São Francisco de Assis, de Irati, decidiram cancelar a apresentação deste ano da encenação da Paixão de Cristo. Realizado pela última vez em 2019, o teatro conta, por intermédio de quase 18 cenas, a vida de Jesus, do batismo à ressurreição, em duas horas e meia de apresentação. O cancelamento se deve ao aumento no número de casos de coronavírus na cidade. Como a produção envolve de 300 a 370 integrantes e requer, além da apresentação, ensaios, o grupo achou por bem suspender o teatro devido aos riscos de contágio.

A encenação envolve todas as quatro paróquias de Irati e até a de rito ucraniano-católico, a Paróquia Sagrado Coração de Maria. “O nosso grupo reúne muitas pessoas. Os ensaios já deveriam ter iniciado em dezembro. A direção juntamente com os integrantes achou melhor não reunir as pessoas para os ensaios diários e semanais. E, após consultarmos os profissionais de saúde, lideranças pastorais e sacerdotais, tomamos a iniciativa de novamente cancelar a apresentação”, afirma o membro-fundador e presidente do grupo, Vanderlei Kawa, comentando que a realização foi desaconselhada pelo presidente do Centro de Operação Especiais e de Fiscalização do Covid de Irati, enfermeiro e diácono Agostinho Basso.

O teatro da Paixão de Cristo seria apresentado na Sexta-Feira Santa, dia 15 de abril, no Estádio Municipal Abraão Nejm. É tradicionalmente realizada com o apoio da Prefeitura Municipal e colaboradores. “Peçamos em oração que possamos retornar em 2023”, enfatiza Kawa. Segundo ele, também está sendo avaliada a possibilidade da gravação da encenação completa dos anos anteriores e sua reprodução nas redes sociais, na sexta-feira, ou ainda apresentá-la em algumas sessões do cinema. “Queremos fazer uma homenagem às pessoas falecidas, vítimas do coronavírus em Irati, até nossos integrantes, amigos e familiares”, acrescenta. A definição depende de análise da diretoria do grupo.

Em 2019, a encenação completou 25 anos. “Iniciamos fazendo o teatro de Natal e depois teatro sobre vida de São Francisco e Santa Clara. Depois, iniciamos, em 1988, o teatro da Paixão de Cristo. O grupo pertence à Capela São Francisco de Assis, comunidade da Paróquia Nossa Senhora da Luz. Ele iniciou em 1988, apoiado pelos freis Jaime Manfrim e Anselmo Swarza”, detalha Vanderlei Kawa.

da assessoria