Quinta-feira, 10 de Outubro de 2024

Grupo organiza Frente em Defesa da TV Educativa de Ponta Grossa

2022-02-09 às 16:54

Um movimento que visa impedir a extinção da TV Educativa em Ponta Grossa foi formado nesta terça-feira (8) por entidades da sociedade civil, servidores públicos, professores e vereadores. O grupo tem como objetivo derrubar o Projeto de Lei (PL) 339/2021, apresentado à Câmara Municipal pela prefeita Elizabeth Schimdt, em novembro de 2021.

Além de fechar a emissora, o PL transfere os funcionários da Fundação Educacional de Ponta Grossa (Funepo) para o Quadro de Pessoal do Poder Executivo e retira o subsídio de manutenção da Fundação. Clique aqui e confira a íntegra do projeto.

A Frente em Defesa da TV Educativa de Ponta Grossa enviou à redação do D’Ponta News uma nota sobre seu posicionamento. Confira abaixo:

“Representantes de diversas entidades da sociedade civil, servidores públicos, professores e vereadores formaram uma Frente em Defesa da TV Educativa de Ponta Grossa. O movimento foi lançado nesta terça-feira, 08, e tem por objetivo derrubar o projeto de Lei 339/2021, apresentado à Câmara Municipal pela prefeita (PSD/PSDB/PV), que pretende extinguir a TV Educativa de Ponta Grossa (TVE PG), retirando qualquer apoio à Fundação Educacional de Ponta Grossa (Funepo), responsável pela gestão da emissora pública na Cidade.

Segundo o projeto, a atual prefeita pretende cortar totalmente os subsídios garantidos por lei, transferir os servidores concursados para a Prefeitura e incorporar o patrimônio da Funepo, mesmo não sendo propriedade do Município. Segundo a gestão municipal, a TV Educativa não tem mais sentido de existir, deixou de ser importante e necessária para a cidade. O projeto deve ser votado ainda este mês.

O que para a atual administração da Prefeitura de PG é gasto quando se refere à TV Educativa, para outros é investimento em cultura, memória e educação. Mesmo sofrendo por anos sem apoio e recursos, com quadro de pessoal reduzido e com muitos cargos comissionados, e operando por doações, foi por meio da TV Educativa que as crianças da rede municipal acompanharam as aulas durante a pandemia por meio do programa Vem Aprender. As ações da TV Educativa não ficam restritas à área de educação. No esporte, através do programa Esporte e Emoção, apresentado semanalmente por Cândido Neto, a população recebe conteúdo exclusivo do Operário Futebol Clube, bem como do esporte amador, que nenhuma outra emissora oferece.

Entre essas e outras ações, a TV Educativa de Ponta Grossa, apesar de ser negligenciada por sucessivos governos municipais (na Prefeitura de PG desde 2003), é fundamental para o fomento da cultura, registro memorial e informação jornalística da Cidade e Região. Se o orçamento municipal é escasso, bastaria cortar alguns dos cerca de 300 cargos comissionados; investir parte dos mais de 4 milhões de reais que gasta com a mídia comercial; planejar concurso para contratar profissionais, ampliando os serviços da TVE PG.

A frente pede que os Vereadores da Cidade reprovem o projeto, além de garantir os investimentos necessários para a que a TV Educativa possa ampliar sua programação, dando voz aos interesses da comunidade ponta-grossense. Essas são condições necessárias para preservar a existência deste importante espaço de informação, educação e cultura de Ponta Grossa.

Entre as ações da Frente está a realização de uma audiência pública agendada para o dia 17 de fevereiro, às 19h, no Sindicato dos Servidores Municipais, além da intensificação de conversas com vereadores e lideranças da região.”

O D’Ponta News entrou em contato com a Prefeitura e a Câmara de Vereadores, porém não teve retorno até a publicação da matéria.