Quinta-feira, 10 de Outubro de 2024

Acidentes com álcool aumentam na pandemia e profissional orienta para uso adequado

2022-02-11 às 18:03

Fim de semana chegando e tradicionalmente os brasileiros já começam a pensar no churrasco. A seleção da carne, a escolha dos amigos, da cerveja, dos acompanhamentos e até do carvão. Mas, como acender o fogo? O uso de produtos inadequados para acender o fogo pode causar sérios problemas. Só para se ter uma ideia, no período da pandemia, muitos estados do Brasil detectaram um aumento no número de acidentes provocados pelo manejo inadequado de álcool.

Pensando em orientar os churrasqueiros de plantão e famílias é que o Químico da AP Winner, Fabiano dos Santos, dá algumas dicas. Ele explica que o aumento do consumo e a necessidade pelo uso como desinfetante deve vir atrelado a uma série de orientações e cuidados. “Aqui na fábrica produzimos centenas de milhares de unidades de álcool em gel e aerossol com concentração de 70% para atuar como desinfectante”, comenta. Ele destaca que essa é a função destes tipos de produtos. “Não é recomendado o uso de álcool gel 70% para acender churrasqueira, muito menos álcool 70% em aerossol, que possui gás inflamável em sua composição”, explica.

No caso do álcool 70% em aerossol, Fabiano explica que algumas formulações são balanceadas para que se tenha mais líquido na embalagem e menos gás. A proposta é garantir que não se forme uma névoa de gás ou uma atmosfera explosiva, mas sim com foco em eficiência na limpeza e desinfecção reduzindo vírus e bactérias das superfícies. O químico recomenda ainda a utilização de produtos adequados para acender churrasqueiras, e que não provoque riscos aos usuários. “Além de manter a família, o churrasqueiro e as pessoas em segurança, o uso de acendedores adequados garante a manutenção do sabor à carne, sem contaminações.”

da assessoria