Quinta-feira, 10 de Outubro de 2024

Moradores do bairro Santa Luzia pedem reabertura de Unidade Básica de Saúde

2022-02-15 às 14:56
Foto: Reprodução/Google Maps

Um grupo de moradores do bairro Santa Luzia se mobilizou, na tarde desta terça-feira (15), para pedir a reabertura da Unidade Básica de Saúde Antônio Schwanzee. As atividades na UBS foram suspensas no dia 24 de janeiro, quando a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa realocou profissionais para o Centro de Atendimento de casos respiratórios no Oscar Pereira.

Segundo a moradora Selma Aparecida Lopes, os pacientes do Santa Luzia agora precisam se deslocar até a UBS Ambrosio Bricailo, no Bonsucesso. “Infelizmente está complicada a situação para nós. Eles ‘jogaram’ nós lá no Bonsucesso e chega lá não tem médico, não tem remédio”, afirma. “Tem pessoas de idade aqui na frente, nesse sol, porque a gente necessita do postinho aberto, estamos de mãos atadas”, declara.

Selma conta que somente as agentes comunitárias estão no ‘postinho’ para prestar informações aos pacientes. “Esses dias uma senhora passou mal aqui na frente e as agentes tiveram que se reunir e pagar um Uber para mandar a senhora até o postinho do Bonsucesso”, relembra.

A reportagem do portal D’Ponta News questionou a Prefeitura se há uma previsão para que o atendimento seja retomado, porém até o fechamento desta matéria não obteve retorno.

Atualização 17h40: Em nota, a Prefeitura afirma que os pacientes foram realocados para a UBS de referência mais próxima do bairro e que o “atendimento será normalizado nas UBS assim que o efetivo da saúde for retomado”. “No caso desta localidade, a população está sendo atendida na US Ambrósio Bricailo, no momento, por 1 médico nas segundas e terças e após o dia 28/02 outra médica prestará atendimento após o retorno de férias”, afirma. Confira a nota na íntegra:

Os atendimentos foram suspensos em algumas unidades devido a redução de pessoal na área da saúde por afastamentos por Covid-19. Parte das unidades está sem equipe para atendimento devido aos afastamentos, parte está com a equipe defasada e foi deslocada para o atendimento no Ginásio.
Todas as UBS que tiveram o atendimento suspenso tiveram o atendimento realocado em outra UBS de referência, a mais próxima possível, que tenha equipe para realizar o atendimento. No caso desta localidade, a população está sendo atendida na US Ambrósio Bricailo, no momento, por 1 médico nas segundas e terças e após o dia 28/02 outra médica prestará atendimento após o retorno de férias.
O atendimento será normalizado nas UBS assim que o efetivo da saúde for retomado. As Agentes Comunitárias de Saúde permanecem na US Antonio Schwanzee realizando trabalhos internos e orientando a população que procura por atendimento e direcionando os pacientes para os pontos de atendimento.

Fotos: Selma Aparecida Lopes