Circula na internet um áudio que seria do deputado estadual paulista e pré-candidato ao governo de SP, Arthur do Val (Podemos), conhecido como “Mamãe, Falei”, fazendo comentários negativos sobre as refugiadas ucranianas.
O parlamentar esteve na Ucrânia acompanhando os ataques russos e teria enviado mensagens aos colegas do Movimento Brasil Livre (MBL) dizendo que as mulheres ucranianas “são fáceis porque são pobres”. Sobre a fila de refugiadas do conflito, ele disse que só tem “deusa” e que não “pegou ninguém” porque não tinha tempo.
“É sem noção, cara, é inacreditável, é um bagulho fora de série. Se você pegar a fila da melhor balada do Brasil, na melhor época do ano, não chega aos pés da fila de refugiados aqui. Eu tô mal, tô triste porque é inacreditável”, disse Arthur do Val, pré-candidato ao governo de São Paulo. As informações são do portal Poder 360.
O deputado e Renan Santos, coordenador do MBL, viajaram para a Europa no início da semana. Em um vídeo gravado no aeroporto de Frankfurt, na Alemanha, Renan disse que foi chamado por grupos ucranianos para mostrar e esclarecer ao Brasil as “informações falsas” divulgadas sobre a guerra.