Sábado, 12 de Outubro de 2024

Câncer de pele: Dermatologista Rodrigo de Oliveira orienta sobre prevenção da doença; confira

2022-03-11 às 11:58

Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero na rádio Lagoa Dourada, o dermatologista Dr. Rodrigo de Oliveira Ramos fez um alerta sobre o câncer de pele, tipo de câncer mais comum no Brasil.

O médico afirma que a maior incidência da doença ocorre do pescoço para cima. “Pode se manifestar de diversas formas: uma pintinha, um caroço, uma veia, uma pele com úlcera. Existem várias lesões que são benignas e tem outras que podem acarretar em um câncer de pele. Quanto mais cedo for detectado, maior a chance de cura”, explica.

Um dos grandes problemas da doença é que a maioria dos casos são silenciosos, alerta Dr. Rodrigo. “São manchas que não aparecem sintomas inicialmente, como coceira ou sangramento”, alerta.

O dermatologista ainda alerta que a forma de evitar o câncer de pele é a prevenção. “Usar filtro solar todo dia, mesmo na chuva, mesmo dentro dos ambientes, a ideia é que o filtro solar seja igual o cinto de segurança”, afirma. Para as pessoas que trabalham diretamente no sol, a orientação é para se proteger usando chapéu, já que o boné não protege as orelhas. “O povo mais antigo fala: ‘eu não mexer no que está quieto’. Mexer no que está quieto significa que ele está dando chance para o câncer de pele se desenvolver. Quanto antes ir ao médico é melhor”, completa.

Confira a entrevista completa: