Sábado, 12 de Outubro de 2024

“Precisamos parar de discutir quem é culpado e ter um plano para resolver os problemas do país”, diz Aliel Machado sobre alta dos combustíveis

2022-03-11 às 11:20

O deputado federal Aliel Machado participou do programa ‘Manhã Total’, com João Barbiero, da rádio Lagoa Dourada, nesta sexta-feira (11) e discutiu sobre o novo aumento do preço dos combustíveis anunciado nesta quinta-feira (10) pela Petrobras.

Aliel afirma que o Brasil é autosuficente em petróleo, porém, como o produto precisa ser exportado para ser refinado, o preço final acaba sendo muito alto. “Eles vendem a dólar, então temos que comprar a dólar. E não são os acionistas nem o governo que paga, é o cidadão que vai no posto de combustível abastecer. O petróleo é essencial, não só para aqueles que usam carro. O problema não é só quem vai colocar a gasolina no carro, o problema é que vai subir o preço do arroz, do feijão, do azeite, vai subir o preço da passagem do ônibus, porque o transporte tem um alto custo no sistema econônomico”, argumenta.

O deputado ainda pontua. “Esse é um contexto muito específico por conta da guerra na Ucrânia, mas o Brasil está refém desta situação por incompetência e inabilidade e desrespeito às pessoas pelas condições que o nosso país tem”, completa. Como solução para o preço elevado dos combustíveis, que chega a mais de R$ 7 nos postos, Aliel Machado é categórico. “O que precisamos é parar de discutir quem é culpado individualmente e ter um plano para resolver os problemas do país”, declara.

Segundo Aliel, em 2012, o preço do barril do petróleo era de 111 dólares e a gasolina custava R$ 2,74 em média. “Hoje nós estamos com o preço do barril próximo ao que era em 2012, mas a gasolina está mais de 7 reais”, afirma. “O correto seria o governo investir em refino, nós pegarmos o nosso petróleo que está aqui, refinarmos ele aqui no Brasil, para colocarmos a disposição do mercado, sem ficar refém de guerras, por exemplo”, completa.

Eleições 2022

Durante a entrevista, Aliel também comentou sobre a vida pública e as eleições deste ano. Aliel cita nomes que podem concorrer ao cargo de deputado estadual, como o vereador Geraldo Stocco, Pietro Arnaud e do lider popular Professor Careca. “Estamos em um momento de reorganização do partido a nível de estado. A gente vai definir os encaminhamentos nos próximos dias”, finaliza.

Confira a entrevista na íntegra: