Sábado, 12 de Outubro de 2024

Saúde de Castro lança programa para incentivar pré-natal

2022-03-15 às 09:07

A Secretaria Municipal de Saúde lançou na sexta-feira (11) o programa “Minha Mãe é 10” para incentivar gestantes a fazerem todas as etapas do pré-natal, garantindo uma gestação saudável.

O programa prevê atendimento multiprofissional visando minimizar complicações na gestação, parto e pós-parto; reduzir a mortalidade materna, além de alcançar as metas estabelecidas pelo governo federal e garantir repasses ao município.

Elas receberão suporte material para os primeiros dias do bebê com a doação de uma bolsa gestante contendo pente e escova, aspirador nasal, termômetro digital, cortador de unha, dedeira de silicone para higiene oral, alimentador, trocador de fralda e toalha de banho com capuz.

Para receber o kit, a gestante terá que realizar seis consultas pré-natais, sendo a primeira até a 12ª semana de gestação, realizar alguns testes e exames, consulta odontológica, estar com a cobertura vacinal em dia, levar o bebê fazer a consulta do puerpério até o décimo dia após o nascimento e garantir a vacina BCG.

De acordo com o supervisor de programas e capacitação, Diogo Nocera, nas unidades de saúde as gestantes recebem todos os cuidados iniciais para uma gravidez saudável. “A realização do pré-natal tem papel fundamental na prevenção ou detecção precoce de patologias tanto materna como fetais, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos para as gestantes”, explica.

A secretária municipal de Saúde, Maria Lidia Kravutschke, disse que o programa é importante para que as gestantes tenham uma gestação saudável e corram menos riscos. “No pré-natal elas terão acompanhamento de vários profissionais, garantindo uma gravidez segura e prevenindo riscos”, ressaltou.

O prefeito Moacyr Fadel Junior destacou que cuidar da saúde das gestantes é fundamental para a saúde delas e dos bebês. “É um programa importante que oferece todas as condições para que essas futuras mães possam se cuidar e cuidar dos seus filhos”, disse.

da assessoria