Sábado, 12 de Outubro de 2024

“Nada é proibido desde que você saiba o seu limite”, afirma nutricionista Josiane Oliveira

2022-03-15 às 11:35

Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na rádio Lagoa Dourada, nesta terça-feira (15), a nutricionista e professora Josiane Oliveira abordou temas relacionados ao consumo de açúcar e adoçantes.

Josiane explica que o consumo moderado dos alimentos não faz mal à saúde, o problema está no exagero. “Desde que consuma com moderação, o açúcar não vai fazer mal, a questão é o excesso”, afirma.

Sobre o melhor tipo de açúcar a ser utilizado, ela explica que há diversos tipos e é importante observar o teor nutricional de cada um. “Entre os alimentos existem os níveis de processamento. Quanto mais processado, menos teor nutricional ele vai ter. E quanto mais escuro for esse alimento, mais nutrientes ele vai ter, mas pessoas tem muito preconceito com a colaração do alimento. Por exemplo o açúcar demerara, cristal, mascavo”, comenta.

Qualidade de vida

A profissional também reforça que um dos papeis do nutricionista é orientar os pacientes a como realizar uma reeducação alimentar. “Eu não gosto do termo dieta, porque você tem dia para começar, já reeducação alimentar é um hábito que você adquire. O nutricionista vai fazer com que você coma de tudo um pouco, dentro dos seus limites. Ele vai fazer a sua avaliação física, ver quantas calorias você precisa, fazer a distribuição desses nutrientes dentro da sua necessidade específica e a perca de peso vai ser uma consequência, você vai ganhar qualidade de vida”, completa.

Josiane, que é professora do curso de Nutrição da UniCesumar, explica que a faculdade conta com uma ‘clínica escola’ de nutrição, onde os acadêmicos, com a supervisão da professora, atendem à população de forma gratuita. Para agendar o atendimento basta entrar em contato por e-mail: [email protected] ou no telefone: 3700-2250 / ramal 5026.

Confira a entrevista completa: