Sábado, 12 de Outubro de 2024

Aos 92 anos, Beneval Passos lança livro de charadas e adivinhações

2022-03-19 às 18:35

O servidor público aposentado Beneval Passos lançou nesta semana, aos 92 anos de idade, o seu primeiro livro. ‘Charadas do Vovô’ contém mais de 300 charadas e adivinhações.

“Com meus 92 anos, sou ativo.

Com espírito jovem é que vivo!”

Seu Benê, como é conhecido, conta que o interesse pelas charadas surgiu ainda na juventude. “Desde criança, eu sempre gostei de criar versinhos. Na época de namoro com a minha esposa sempre escrevia versinhos para ela”, comenta.

Dos versinhos apaixonados, seu Benê passou a criar adivinhações para entreter a família e amigos. “Eu sou de não ofender as pessoas. Algumas pessoas gostam de tirar sarro e se deliciam com essas brincadeiras, mas eu nunca gostei. Não é que eu seja tão correto, mas prefiro brincadeiras sadias. Então comecei a fazer charadinhas e adivinhações para a gente se divertir quando estou reunido com a família e amigos”, enfatiza.

As charadas surgem da criatividade e do olhar aguçado do Seu Benê. “É tudo da minha cabeça. Cada palavra que eu vejo eu invento uma charadinha. Por exemplo, qual é a função policial que é um produto de limpeza? É o detergente”, diverte-se.

Seu Benê garante que nunca imaginou que as adivinhações que cria para divertir a família poderiam ser transformadas em um livro e chegar a tantas pessoas. “Eu nunca pensei que as charadinhas poderiam virar livro. Quem teve a ideia foram os meus filhos e eu aceitei fazer”, lembra.

As charadas são apenas uma das formas que Seu Benê encontrou para se manter lúcido e ativo durante a melhor idade. “Eu sei que eu tenho 92 anos, mas não olho muito para minha idade. Eu não fico parado, procuro ser ativo, faço caminhadas. Agora, devido essa pandemia, a gente está só em casa, então eu jogo baralho com a minha esposa, faço as charadas”, relata. “Não dá para ficar parado, a gente sempre encontra alguma coisa para fazer”, ensina

Seu Benê

Beneval Passos é servidor público federal aposentado. Nasceu em Santa Catarina, em 19 de junho de 1929 e atualmente reside em Curitiba (Paraná). Casado há 66 anos, teve quatro filhos, oito netos e quatro bisnetos. Trabalhou durante anos em programas de ação social, com determinação e liderança. Dotado de espiritualidade e bom humor, seus talentos artísticos foram desenvolvidos ao longo de sua vida. Com aptidão admirável, cria suas charadas, demonstrando facilidade no jogo de palavra.