Domingo, 13 de Outubro de 2024

Prefeitura de Castro entrega nova sede da Escola Relindis Capilé

2022-03-28 às 11:03

A Prefeitura Municipal de Castro entregou nesta segunda-feira (28) a nova sede da Escola Municipal Relindis Bornmann Capilé, na Castrolanda. Construída com recursos próprios de R$ 1,3 milhão, o prédio com 826 metros quadrados conta com seis salas de aula, salas para secretaria, coordenação, direção, informática, seis banheiros masculino e feminino, sendo dois para pessoas com deficiência, vestiário para professores, cozinha, despensa, lavanderia, refeitório, pátio coberto e biblioteca. A escola atende 186 alunos, desde a pré-escola até o 5º ano.

Representando a família da professora Relindis, sua filha Maria Adelaide Capilé Hanle, agradeceu à Prefeitura pela nova escola. “Estamos felizes por estar aqui homenageando minha mãe que deu nome à essa escola a qual ela sonhou junto com pais e alunos. Agradeço ao prefeito e a secretária de educação por tudo”, disse.

A diretora Luciana Soares de Meira, ressaltou que a escola era uma reivindicação dos moradores da Castrolanda. “Há 30 anos aguardávamos por um espaço próprio. Agradecemos o apoio que recebemos de todos. É um momento especial para toda a equipe da Relindis”, destacou.

A secretária municipal de Educação, Rejane de Paula Nocera, destacou a importância da nova escola. “É a realização de um sonho da comunidade inaugurar essa escola. Agradecemos a todos que confiaram nesse sonho e responderam ao anseio da comunidade”, disse.

Representando a Câmara Municipal, o vereador professor Jonathan Barros ressaltou o apoio do Legislativo à educação. “A Câmara sempre estará ao lado da administração que investe na educação. Parabéns por esta escola”, ressaltou.

O prefeito Moacyr Fadel Junior disse que a administração prioriza a educação e a saúde. “Valorizamos nossa educação e nossos profissionais. Com recursos próprios entregamos hoje esta escola para a comunidade da Castrolanda. Agradecemos a equipe da educação que nos ajudou a fazer tudo isso. Parabéns a todos da escola, vocês merecem”, finalizou.

O evento contou com a presença de professores, alunos, secretários e convidados e apresentação cultural dos alunos.

Currículo

Relindis Bornmann Capillé, filha de Kurt Gustavo Bornmann e Adelaide Gaertner Bornmann, nasceu no Brasil, na Colônia Santa Leopoldina (Maracanã) em 1933.

Iniciou sua carreira profissional em Carambeí, em 1950 como professora leiga e aprendeu a falar a língua holandesa. Alguns anos depois foi para Arapoti ensinar língua portuguesa para crianças holandesas.

A professora falava fluentemente o português, holandês e alemão.

Em 1972 fez a Escola Normal e em seguida foi nomeada professora de 1ª a 4ª série para trabalhar na escola de Castrolanda. Em 1978 foi nomeada diretora, permanecendo no cargo até se aposentar. Enquanto diretora, conciliava aulas de artes na escola particular de Castrolanda.

Em meados de 1988 foi convidada a pedido das senhoras holandesas da colônia para ensinar língua portuguesa e algumas delas chegaram a frequentar a faculdade.

Relindis faleceu em 11 de março de 1990, com 56 anos. Foi exemplo de perseverança, coragem e determinação em toda sua vida. Excelente filha, mãe, amiga e uma verdadeira líder.

da assessoria