Domingo, 13 de Outubro de 2024

Conheça as propostas do candidato a reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, da chapa Sempre UEPG

2022-03-29 às 11:21

Nos dias 9 e 13 de abril acontecem as eleições da Reitoria da Universidade Estadual de Ponta Grossa, para o período de 2022 a 2026. Concorrendo pela chapa ‘Sempre UEPG’, os candidatos a reitor e vice, Miguel Sanches Neto e Ivo Demiate, falaram sobre as propostas para a nova gestão durante entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na rádio Lagoa Dourada, nesta terça-feira (29).

Miguel Sanches Neto foi eleito como reitor em 2018 e está licenciado do cargo atualmente, por conta da eleição, assim como Ivo Demiate, licenciado do cargo de pró-reitor de Assuntos Administrativos. Miguel destaca que um dos motivos pelos quais ele deseja ser reeleito é realizar ações que não foram concretizadas nos anos anteriores por conta da pandemia. “Em 2018 quando fizemos o caderno de propostas, não estava previsto uma coisa chamada pandemia. Nos três anos e meio que fui reitor e o professor Ivo foi pró-reitor, nós enfrentamos uma pandemia e conseguimos administrar a Universidade numa situação mais ou menos normal por apenas 1 ano e meio. Então muitos projetos que a gente pretendia fazer, embora a gente tenha conseguido executar inúmeras obras, ainda não foram concluídos”, explica.

Desafios

Entre os principais desafios para a próxima gestão, o candidato a reitor cita a realização de concurso público para professores e agentes universitários, construção do IML universitário, fortalecimento dos cursos e a proximidade da Universidade com a comunidade.

“Sem recursos humanos a gente tem mais dificuldade para executar o papel que nos cabe de formar pessoas, fazer ensino, pesquisa e extensão”, pontua. Ele ainda completa. “Um outro grande desafio que a Universidade terá pela frente, fruto do nosso trabalho agora, é a construção do IML universitário dentro da UEPG, que deve ser anunciado nos próximos dias. O projeto já está pronto, a gente vai construir próximo ao HU um IML Universitário modelo no Brasil”, afirma. “Temos departamentos que precisam de um investimento bem localizado e esse é o nosso objetivo central em relação aos cursos. E também numa maior proximidade com a comunidade. Cada vez mais a universidade tem que se fazer importante para aquelas pessoas que não chegarão aos bancos da Universidade, mas que contam com ela para atuações mais próximas da sua vida”, finaliza.

O candidato a vice defende que irá cumprir as atribuições do cargo, previstas no estatuto e no regimento da UEPG. “São atribuições de substituição do reitor, naturalmente, e também de alguns órgãos que ficam diretamente atrelados ao vice, como a biblioteca por exemplo. Ficarei à disposição no gabinete a todo tempo, cumprindo o papel de vice”, afirma.

Miguel Sanches Neto e Ivo Demiate ainda finalizam. “Essa eleição é extremamente importante para a cidade, porque a UEPG é a grande parceira dos Campos Gerais. Nós estamos chegando a essa nova gestão com um caderno de inúmeras realizações, temos um histórico dentro da instituição e também como professores e pesquisadores, e nós pedimos o voto na chapa 2, que tem como lema ‘avançar'”, afirma Miguel.

“Nós temos uma satisfação muito grande porque a UEPG tem sido cada vez mais protagonista do cenário estadual e também como o professor Miguel sempre fala, estamos nos tornando uma grande universidade do interior do Brasil. A UEPG tem caminhado na direção de ser uma grande instituição, já é, e está crescendo cada vez mais e isso nos deixa animados para continuar em um período mais previsível, sem pandemia, para que a gente possa realizar mais coisas e melhorar, principalmente, a interação com a comunidade”, completa o candidato a vice, Ivo Demiate.

Confira a entrevista completa com os candidatos da chapa ‘Sempre UEPG’: