A podóloga Amábile Busato participou do programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero na rádio Lagoa Dourada FM, nesta quarta-feira (6), e deu dicas sobre como cuidar da saúde dos pés.
Segundo Amábile, o público que procura pelos procedimentos de podologia mudou nos últimos anos. “Há 23 anos atrás, quando nós começamos o nosso trabalho, nós atendíamos 70% de mulheres. Hoje, é 50% de homens e 50% mulheres”, aponta.
Entre os casos mais comuns que atende, a profissional cita unhas encravadas, calosidades e procedimentos de prevenção. “Temos um cuidado muito grande e tentamos orientar as pessoas diabéticas, que precisam ter cuidado com os pés, porque qualquer ferimento pode se tornar um problema sério”, afirma.
A podóloga ainda explica que é preciso escolher os locais certos para manicure e pedicure. “As pessoas têm que se preocupar com os lugares em que vão cortar as suas unhas, com material todo esterelizado e tomar cuidado com contaminação. Não cutucar nos seus dedos, procure um profissional adequado”, completa.
Dicas
Para combater o chulé, a dica é manter a higienização correta. “Lavar os pés, secar bem entre os dedos, trocar as meias todos os dias, dar preferência para meia de algodão, isso tudo vai evitar o chulé. Agora se você fizer todas essas coisas e ainda continuar com o cheirinho no pé, passe um talco antisséptico ou um desodorante que vai melhorar e também colocar o sapato no sol para tirar a umidade”, explica Amábile. E completa.”O cheiro no pé também tem a ver com alimentação, se você comer muitas coisas ácidas, temperos, isso também vai reverter no suor”, afirma.
Amábile ainda faz um alerta para quem costuma usar alongamentos nas unhas das mãos. “Pode ser prejudicial a longo prazo. Se você fizer por pouco tempo, tudo bem, agora se você manter esses alongamentos sempre, isso vai prejudicar a sua unha. Porque na verdade vai fazer um bloqueio e a sua unha vai ficar sem respirar, pode ficar fraca, quebradiça e ainda pode pegar um fungo”, afirma.
Confira a entrevista completa: