Domingo, 13 de Outubro de 2024

Ponta Grossa faz metade dos exames de mamografia realizados em Foz do Iguaçu e Maringá, afirma Dr. Fábio Mansani

2022-04-07 às 15:19

O médico Fábio Mansani, ginecologista, oncologista e especialista em mastologista, afirma que Ponta Grossa realiza metade de exames de mamografia por ano do que Foz do Iguaçu e Maringá. A declaração foi dada durante entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero na Rádio Lagoa Dourada FM, nesta quinta-feira (7).

Mansani explica que retirou a informação do sistema DATASUS em um levantamento sobre a incidência e realização de mamografias por rastreamento de câncer. Segundo o médico, Ponta Grossa está dentro da média brasileira, porém, um pouco abaixo da média do Paraná. “Vamos pegar duas cidades que seriam referência em nível populacional e de IDH. Maringá, que tem a população um pouco maior do que Ponta Grossa, e Foz do Iguaçu, que tem população um pouco menor. Fiquei assustado ao perceber que Ponta Grossa faz metade do número dia de exames de mamografias por ano, do que Foz e Maringá”, afirma. “Pode ser falta de informação, motivação e até falta de acesso”, completa.

O médico ainda revela que o número de exames de mamografia também diminuiu durante a pandemia. “Fazendo um comparativo entre o diagnóstico de 2019, 2020 e de até seis meses de 2021, mostraram que houve uma redução de 70% das mamografias e um aumento na incidência de câncer de mama avançado”, explica.

Confira a entrevista completa:

VEJA TAMBÉM

50% do que existe de tratamento contra o câncer é oferecido pela ciência e outros 50% é o que o indivíduo faz por si mesmo, declara Dr. Fábio Mansani