Domingo, 13 de Outubro de 2024

Squads de inovação da Unimed Ponta Grossa encerram primeiro ciclo com passeio em Vila Velha

2022-04-12 às 09:07

Na última sexta (08), os membros dos squads de inovação da Unimed Ponta Grossa celebraram o encerramento do primeiro ciclo desta frente de inovação em um passeio no Parque Vila Velha. O projeto com os times multidisciplinares foi realizado entre abril e dezembro de 2021, quando as equipes levantaram dores relacionadas aos clientes e trabalharam em sugestões para saná-las.

A visita ao parque foi uma forma simbólica que a cooperativa encontrou para reconhecer o trabalho desenvolvido pelos cerca de 30 colaboradores envolvidos no projeto. Ao tirá-los do ambiente de trabalho por um dia, o intuito também foi de proporcionar um clima de integração, intercooperação e criatividade em contato com a natureza.

A sexta-feira especial começou com um café da manhã na sede administrativa da cooperativa, com a participação do diretor-presidente e da apresentação dos próximos passos e do segundo ciclo do projeto squads de inovação, que irá acontecer 2022.

Durante o encontro, Eduardo Bacila de Sousa, diretor-presidente da Unimed Ponta Grossa, explica que as empresas maduras no que diz respeito à inovação iniciaram esse movimento há muito tempo, já sabendo que os resultados são de médio a longo prazo. Para ele, as frentes de inovação que começaram a surgir dentro da cooperativa são uma forma de acelerar o processo de mudança cultural.

“Sou entusiasta de inovação e minha principal missão é envolver a alta gestão nesses projetos. Eu não vou esquecer dessa turma, pois estão sendo os primeiros a ajudar a construir a história de inovação da cooperativa. E é um processo que precisa ter continuidade. Para isso, precisamos gerar motivação para atrair outros colaboradores. E, entre outras ações, esse momento aqui é uma forma de estimular isso”.

Para Matheus Correia, da área de Contas Médicas, a participação nos squads contribuiu para o crescimento pessoal e profissional. “Eu melhorei muito mais minha visão sistêmica dentro da cooperativa, tive ciência de processos anteriores ao meu e isso contribuiu com que eu aumentasse a qualidade das minhas entregas. Tive contato com pessoas de outros setores, com outras visões, outras personalidades e isso também contribuiu pra meu desenvolvimento enquanto indivíduo. O encerramento em Vila Velha foi um dia que tirei pra me desligar da rotina e aproveitar tudo, a natureza, o passeio, as pessoas, a conversa. Tive experiências novas que vou guardar na memória, tive contato com pessoas novas de outros setores que só foi facilitado pelo passeio, pois trabalhamos em locais diferentes”.

No Parque, a programação começou pela Trilha Arenitos Unimed Ponta Grossa, onde o grupo pôde conhecer a história da formação das rochas e do próprio parque.

Após o almoço, foi a vez de visitar as Furnas. O grupo aproveitou também para associar os conceitos de riscos e desafios que a inovação traz para uma experiência pessoal também e encararam a tirolesa.

“O intuito foi proporcionar uma nova experiência aos times, levando em conta a intercooperação entre os parceiros da Unimed Ponta Grossa. Foi uma excelente oportunidade para os colaboradores aproveitarem um incrível atrativo turístico da região, ao ar livre, que muitos não conheciam, proporcionando a aproximação entre os times, entre os colaboradores e também com o diretor-presidente, após praticamente dois anos de encontros virtuais. Pudemos valorizar também o time de inovação, responsável por conduzir as iniciativas para fomentar a cultura de inovação na cooperativa”, comenta Felipe Baranoski, líder do Time de Inovação.

O passeio foi encerrado no último atrativo, a Lagoa Dourada. Mesmo com tempo chuvoso, os colaboradores não desanimaram e, ao final, compartilharam a sensação de dever cumprido.
“Hoje, sei que mudei neste caminho em vários aspectos, como desenvolver o trabalho em equipe, mesmo com toda a rotina que já tinha programada, sou capaz de buscar informações com outros colaboradores e entender um pouco mais sobre os processos e dificuldades internas e externas. Outro fato que fez toda a diferença foi a presença da diretoria durante todo o projeto e o interesse e apoio que nos passaram. Viva Velha foi incrível, pois fui com o sentimento de dever cumprido, gratidão à oportunidade e à companhia de novos amigos”, observa Mariana de Souza Ramos, da área Comercial.

O translado dos colaboradores até o Parque Vila Velha foi uma cortesia da Expresso Princesa dos Campos.

Sobre os squads de inovação

A ideia surgiu alguns meses após a criação do Encontro Inova Unimed PG, encontro semanal que reúne colaboradores para discutir inovação. O Time de Inovação, juntamente com a diretoria, entendeu que era o momento para dar mais um passo nas frentes de inovação, indo além da teoria e oportunizando a prática dos conhecimentos adquiridos nesses encontros.

O primeiro ciclo contou com 30 colaboradores inscritos voluntariamente, separados em dois times multidisciplinares, que participaram de capacitações em metodologias ágeis como ScrumLean e Design Thinking. Os times tiveram como objetivo priorizar e validar um problema da cooperativa e a apresentação final (pitch) dos protótipos das soluções aconteceu no último Encontro Inova de 2021.

da Comunicação Unimed PG