Terça-feira, 15 de Outubro de 2024

Dentista integrativa Janaína Lopes explica relação dos dentes com emoções e órgãos do corpo

2022-05-11 às 11:49
Foto: Eduardo Vaz

A dentista integrativa Dra. Janaína Lopes participou de um bate-papo sobre a Odontologia Biológica no programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero na rádio Lagoa Dourada FM, nesta quarta-feira (11). A profissional explica que esta área da Odontologia chegou recentemente no Brasil e tem o objetivo de analisar o paciente como um todo. “Estou trazendo para Ponta Grossa e região, sou a primeira dentista registrada no Conselho de Odontologia como Ozonioterapeuta no Paraná”, afirma.

Nesse sentido, a Odontologia Biológica estuda a relação dos dentes com as emoções e outros órgãos, vértebras e artérias, como é o caso da região dos dentes da frente, por exemplo. Ela diz que tanto os dentes superiores como os inferiores estão ligados à bexiga, ao rim e ao trato urinário. “A gente faz uma leitura do paciente. Como a base da terapia neural é a medicina chinesa, nós temos um microssistema dentro da boca. Então os dentes estão sim ligados aos meridianos. O sangue que passa por esses dentes vai passar pela bexiga”, explica.

Além disso, Dra. Janaína destaca que a dor de dente pode estar ligada a um sentimento ou emoção. “O siso, por exemplo, que é o dente do juízo, recebe esse nome porque ele está ligado à psiqué, não é a toa que existem esses ditados. A região desse dente está ligada à religiosidade, à ancestralidade e ao coração. Existem trabalhos científicos publicados que falam sobre pacientes que infartaram e 15 dias antes apresentaram inflamações no siso. Então se você está com algum problema no siso, procure também um cardiologista, além do dentista”, enfatiza.

Desta forma, a dentista afirma que também consegue encaminhar os pacientes para outros especialistas, para buscar o melhor tratamento. “Os dentes falam muito sobre nós. Quando o paciente chega, faço toda uma análise, pergunto sobre a vida, porque tudo isso influencia na imunidade”, completa. Ela ainda comenta que atualmente os profissionais buscam evitar a extração de dentes, “porque os dentes possuem células que produzem uma proteína que só é encontrada em células do cérebro, então os dentes também guardam memórias”, finaliza.

Acompanhe a dentista nas redes sociais: @drajanainalopesozonio

Confira a entrevista na íntegra: