Domingo, 22 de Setembro de 2024

Ponta-grossense coloriza fotos antigas de Ponta Grossa e viraliza nas redes sociais; veja imagens

2020-03-31 às 11:17

Sempre que tem um tempo livre, o policial rodoviário federal João Edilson Lopes se dedica a dar vida a antigas fotografias de Ponta Grossa. Ele coleta as imagens em grupos do Facebook voltados à história da cidade e as coloriza (termo técnico para a aplicação de cores sobre registros em preto e branco) digitalmente. “A intenção é tornar mais real a história contada pelas fotos. Quando se olha a imagem em preto e branco, fica somente um registro histórico de como era a vida, mas, quando as pessoas veem ela colorida, a mágica acontece”, explica.

As fotos retratam cenas ocorridas nas décadas de 1910, 20, 30 e 40. Os originais, de acordo com Lopes, estão disponíveis na internet ou em acervos particulares de “verdadeiros experts” em encontrar relíquias. “Essas pessoas são espetaculares ao se dispor a compartilhar esses achados com os outros. Uma deles é o Paulo José, da livraria Fígaro, de Curitiba, um ponta-grossense que ama a história e que criou o grupo ‘Antigamente Em Ponta Grossa’, no qual temos um vasto acervo disponibilizado com frequência”, relata.

Lopes utiliza diversas ferramentas digitais para o trabalho, que se tornou muito mais fácil e ágil em virtude da evolução da tecnologia. “Antigamente, uma colorização levava muito tempo. Ficava inviável fazê-la em uma grande quantidade de fotos. Para cada uma, eram dias de edição. Hoje, com sistemas automatizados, está cada vez mais rápido e eficiente esse trabalho. Há vários softwares de colorização. O resultado depende de cada sistema e também da qualidade da imagem original”, explica.

As imagens retrabalhadas por Lopes chegam a ganhar mais de 700 curtidas no grupo ‘Antigamente em Ponta Grossa’, um dos mais ativos no Facebook. Confira a seguir um pouco do seu trabalho (clique nas imagens para ampliá-las).

Igreja do Rosário
Antiga Prefeitura (atual agência central dos Correios, na Av. Vicente Machado)
Praça Barão do Rio Branco
Rua Bonifácio Vilela
Estação Ponta Grossa
Rua Paula Xavier (altura da Praça Barão de Guaraúna)
Igreja São João (onde hoje fica a Igreja Sagrado Coração de Jesus, mais conhecida como Igreja dos Polacos)
Igreja do Rosário (Primeira construção)
Rua Coronel Claudio c/ Rua Eng. Schamber
Praça Barão do Rio Branco
Rua Coronel Claudio
Largo São João (atual Praça Barão de Guaraúna)

Por Rafael Guedes | Fotos: Grupo ‘Antigamente em Ponta Grossa’ / Facebook