Quinta-feira, 22 de Maio de 2025

Cena Local D’P: Uma mulher no comando

2022-07-22 às 11:10
Foto: Divulgação

por Michelle de Geus

Nova presidente da ACIPG, a empresária e advogada Giorgia Bin Bochenek planeja atuar sobre quatro pilares: governança, associativismo, inovação e comunicação

Com a missão de engajar o empresariado ponta-grossense, a empresária e advogada Giorgia Bin Bochenek assumiu a presidência da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) no dia 15 de abril último, no ano em que a entidade comemora o seu centenário. Sucedendo a gestão do empresário Douglas Fanchin Taques Fonseca, a nova diretoria terá mandato pelos próximos dois anos.

Sobre o novo desafio, Giorgia comenta que é impossível se sentir totalmente preparada para assumir um cargo tão importante na sociedade. “O principal é cercar-se de pessoas competentes para auxiliar na realização dos trabalhos”, aponta. Além do vice-presidente Leonardo Puppi Bernardi, outros 30 nomes ocupam a diretoria da entidade. “A atual diretoria foi escolhida dentro dos quadros da ACIPG, mas conta com a expertise necessária para ocupar cada pasta. As decisões serão tomadas em conjunto com uma equipe altamente qualificada”, garante.

Pilares

A empresária explica que existem quatro pilares que nortearão as atividades que serão desenvolvidas nos próximos dois anos. O primeiro eixo será a governança, buscando o que existe de boas práticas em entidades sem fins lucrativos. “Precisamos olhar para dentro da ACIPG, organizar os procedimentos internos e instituir o compliance”, observa. O segundo passo será resgatar a cultura associativista e incentivar a participação do empresariado local. “Os empreendedores precisam entender a importância de ter uma entidade forte e de representatividade, que atue nos interesses dos seus associados, além de trazer soluções e capacitação”, defende.

A inovação será outro foco de atuação da nova diretoria. “Precisamos propiciar um ambiente favorável para a tecnologia e inovação, trazer as dores de nossos associados para que se criem soluções”, esclarece. O quarto pilar é fazer com que as informações cheguem até a comunidade. “As pessoas precisam conhecer os trabalhos desenvolvidos pela associação. Para isso, será necessário reorganizar o foco dos nossos canhões de marketing, a fim de mostrar o que fazemos, muito mais do que mostrar benefícios e serviços”, explica.

Nova sede

Uma das maiores novidades da gestão de Giorgia será a inauguração da nova sede da ACIPG, localizada na avenida Visconde de Taunay, no bairro da Ronda. A obra custou cerca de R$ 17 milhões e deve ser inaugurada no mês de junho, oferecendo muito mais espaço para os associados participarem de reuniões, networking, palestras e convenções. Com seis pavimentos e quase 10 mil m², a estrutura conta com estacionamento amplo, auditórios com 360 lugares, sala de eventos multiuso, salas para locação e salas de aula especialmente projetadas para educação executiva.

Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #290 Junho de 2022.