Sábado, 18 de Maio de 2024

Nordeste e Centro-Oeste são destinos com cara de verão para férias de julho

2022-06-29 às 15:39

As temperaturas estão caindo em várias partes do Brasil e para muitos isso pode ser um contratempo na hora de escolher um destino para as férias de julho. Porém, o Brasil conta com destinos cheios de sol para quem prefere fugir do mau tempo e aproveitar as férias em ritmo de verão. Esse é o caso de Recife, tropical, com atrações para toda a família.

Para os amantes de história, a cidade conta com o marco zero, onde é possível conhecer diversos pontos icônicos da cidade a uma curta caminhada de distância. Ele está localizado no Bairro do Recife, o centro histórico, que abriga museus como o do Cais do Sertão, o Paço Alfândega e o Paço do Frevo, além da Rua do Bom Jesus, com toda a estética histórica da cidade. O bairro também é um convite para uma pausa com um almoço em um dos antigos armazéns transformados em bares e restaurantes com vista para o mar.

Outra alternativa para quem busca por sol e calor pode ser uma viagem ao Mato Grosso que, devido à proximidade à Linha do Equador, também registra temperaturas mais altas durante o ano todo. As possibilidades para o turismo na região são muitas, com destaque para cidades do interior que reúnem muitas opções de lazer.

Um exemplo é a cidade de Primavera do Leste, a 234km de Cuiabá, que reúne belezas naturais e pontos turísticos escondidos para os amantes do ecoturismo. Entre as principais atrações está a Lagoa Azul, um corpo de água com cerca de 10m de profundidade, águas em tons de azul turquesa e temperaturas sempre agradáveis, repleta de formações rochosas e grutas submersas.

Mais ao sudeste, Rondonópolis tem atraído a atenção dos turistas por seus parques, como o complexo rochoso Cidade de Pedra, o Parque Ecológico João Basso e o Rio Ponte da Pedra, algumas das opções de lazer que a cidade oferece para aqueles que buscam diversão e contato com a natureza. A cidade oferece ainda outras possibilidades de passeios com cara de verão, como caiaquismo, esportes ao ar livre e pesca.

Sorriso, também localizada no MS, é considerada a capital do agronegócio e também do Ecoturismo. A maior produtora de soja do mundo pode conquistar os amantes da natureza, com cachoeiras, rios e belas paisagens. O Parque Ecológico Claudino Frâncio é uma das principais áreas verdes da cidade e recebe adultos e crianças para atividades ao ar livre e piqueniques. Outro local que vale a visita é a Área Verde Central, um espaço pedagógico, com um minijardim botânico e um mirante de observação.

Cidades como Sinop e Lucas do Rio Verde, que também possuem unidades FIT Transamerica, oferecem outras opções de destinos com belezas naturais, parques e rios no Mato Grosso. Elas também estão presentes na cidade de Recife, com o Transamerica Prestige Beach Class e o FIT Transamerica Recife.

476 documentos de pessoas privadas de liberdade são regularizados no Paraná

2024-05-17 às 18:19
Foto: PPPR

O Paraná teve participação ativa na 2ª edição da Semana Nacional de Registro Civil, o ‘Registre-se’, programa que visa o acesso a documentos civis básicos a todos os brasileiros, em especial aos públicos considerados mais vulneráveis. A Polícia Penal do Paraná e a Corregedoria Estadual de Justiça regularizaram 476 documentos pessoais de apenados que cumprem pena no sistema prisional do Estado.

Idealizada pela Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ), a semana teve atividades em todo o país. No Paraná, duas unidades localizadas no Complexo Penitenciário de Piraquara foram escolhidas para as ações: o Centro de Integração Social (CIS) e a Penitenciária Central do Estado – Unidade de Progressão (PCE-UP). A primeira é exclusiva para o público feminino e a segunda para o masculino.

Já os egressos do sistema prisional do Paraná que precisavam desta regularização foram atendidos no Complexo Social de Curitiba e também através da unidade móvel da Divisão de Monitoração Eletrônica (DME), da Polícia Penal.

Os 476 documentos regularizados, entre RG e certidões de nascimento, são resultado do atendimento feito nos quatro locais. “Os números aqui se mostraram muito significativos. O objetivo desta ação foi atingido e já temos a intenção de dar continuidade no programa de forma contínua no Estado todo”, disse o diretor-geral da Polícia Penal do Paraná, Reginaldo Peixoto.

“O retorno ao convívio social é a grande meta de todo o trabalho que é realizado em prol de uma pessoa privada de liberdade, pois garante dignidade para esta parcela da população”, complementa o diretor-adjunto da PPPR, Maurício Ferracini. Para a realização do projeto, a Polícia Penal, a Corregedoria Estadual de Justiça, o Instituto de Identificação (Polícia Civil) e a Associação do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Arpen-PR) atuaram em parceria.

O Programa

O provimento nº 140 de 22 de fevereiro de 2023 estabeleceu o Programa de Enfrentamento ao Sub-registro Civil e de Ampliação ao Acesso à Documentação Básica por Pessoas Vulneráveis, instituindo o ‘Registre-se’ para que seja realizado anualmente.

As ações para esta fase do programa foram definidas pela Corregedoria Nacional de Justiça e contaram com representantes do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF), das corregedorias estaduais, da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), do Ministério dos Povos Indígenas e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

De acordo com o CNJ, no ano passado, o Registre-se atendeu mais de 100 mil brasileiros em situação de vulnerabilidade, solucionando pendências referentes ao registro civil, assegurando cidadania a milhares de pessoas.

da AEN