A mecânica Elaine Strauski, que trabalha na área há 10 anos, participou de entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero e Eduardo Vaz, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta quinta-feira (7).
Elaine Strauski é gestora de mecânicos juntamente com o marido, na Gomes Centro Automotivo, localizada na Avenida Souza Naves, 2899, e atua na parte técnica de scanner e injeção eletrônica. “Aquela ideia de mecânico sujo, mecânica suja não existe mais, hoje o mercado é diferente”, afirma.
Ela destaca que as mulheres ainda têm receio de levar o carro na oficina mecânica, por não ter o conhecimento técnico do veículo. “Elas têm essa ideia de ‘vou levar, mas talvez vão me passar coisa que não é necessária, vão dizer que vão trocar e não trocam as peças’. Mas nós sempre estamos dispostos a explicar, mostrar as peças que foram trocadas, mostramos as peças antigas, para ter total transparência e explicar o defeito”, diz.
Strauski reforça que “a oficina também é lugar para mulher estar dentro, é um lugar para ela entender mais sobre o carro dela, estar a par da manutenção”. Pensando nisso, em setembro, haverá um curso de mecânica para mulheres em Ponta Grossa. A data ainda não foi definida, porém Elaine adianta que a palestra tem o objetivo de mostrar a parte mecânica do veículo, explicar sobre os defeitos e mostrar as peças. “Será de mulher para mulher, estaremos abertas para todas as dúvidas”, conclui.
Embreagem
Elaine Strauski explica que um dos principais erros é dirigir com o pé na embreagem, porque gera um desgaste precoce na peça. “Uma embreagem que duraria de 50 a 60 mil km, vai durar bem menos. O primeiro sinal de que está no final da vida útil é que algumas embreagens o pedal fica mais alto; outras em uma subida, você sente que o carro está trepidando e a embreagem mais pesada, o esforço vai ser maior”, afirma.
Correia dentada
A correia dentada do veículo não dá sinal de que está com problema. Como ela é ‘silenciosa,’ o ideal é fazer a troca a partir de 50 mil km rodados ou 3 anos de uso. “Ela é uma peça de borracha que faz a parte de sincronismo do motor, quando ela está no final da vida útil, ela fica ressecada. Então às vezes em uma troca de marcha no câmbio manual, pode dar um tranco nela e ela pode arrebentar, também ao passar a lombada. A manutenção dela para fazer a troca é a partir de 450 reais, mas se ela arrebentar é a partir de 3 mil reais”, acrescenta.
Dicas
Entre os principais erros na mecânica é não fazer a manutenção preventiva dos veículos, segundo Strauski. “Somos acostumados a arrumar o carro só quando estraga, mas tem outros itens que vão te incomodar e gerar um custo mais alto e não se atentar ao período de troca das peças”, pontua.
Outras dicas importantes para deixar a manutenção do carro em dia é fazer a calibragem do pneu, verificar o nível do óleo e da água no radiador e no reservatório. “É preciso se atentar com o óleo, porque ele tem uma especificação certa, o carro tem um óleo próprio para ele, se completar com um óleo diferente pode comprometer o carro”, completa.
Confira a entrevista completa: