O BPO – Business Process Outsourcing ou terceirização do departamento pessoal, teve início com foco nas áreas administrativa e de informática, nos Estados Unidos, em 1980. Hoje, estima-se que 40% das empresas norte-americanas sejam adeptas da terceirização de processos. Já, no Brasil, o serviço consolidou-se nos anos 2000 com o surgimento de empresas habilitadas para a prestação do serviço.
Segundo pesquisas realizadas por Report Linker e Grand View Research, os benefícios de custo alcançados pela terceirização de serviços devem atingir US$ 332.4 bilhões em 2025 e até 2027 o mercado de BPO deve atingir o patamar dos US$ 405.6 bilhões. Um crescimento significativo de 8% ao ano. Porém, muitas empresas ainda têm dúvidas se devem terceirizar o seu departamento pessoal. Isso porque o processo envolve dados confidenciais e sensíveis dos seus funcionários.
Segundo Ricardo Nunes, CEO da TRIYO Tecnologia, cada empresa possui processos específicos e o BPO é indicado para aquelas que possuem os seguintes pontos:
O BPO de RH possibilita significativa redução no custo para a elaboração da folha de pagamento e evita prejuízos gerados por cálculos errados ou informações incorretas.
Ao terceirizar, a empresa opta por transferir as responsabilidades de determinado departamento de um negócio para uma consultoria especializada. Assim, os colaboradores da organização têm a oportunidade de aliviar a carga de trabalho, atuando de maneira mais focada e estratégica.
Consequentemente, este processo possibilita uma série de benefícios, como:
Outro ponto positivo em terceirizar a folha de pagamento é que o BPO de RH pode assumir diversas atividades, proporcionando maior agilidade nos processos das empresas. Ricardo Nunes, cita algumas dessas atividade:
Administração de pessoal
Pagadoria
Sistemas informatizados
Existem diversas empresas no mercado que oferecem o BPO RH. Como a terceirização do Departamento Pessoal traz impactos diretos para as empresas, é fundamental que estas tomem alguns cuidados e escolham a consultoria que melhor lhes atenda nos serviços desejados. Além disso, é importante verificar referências e se a consultoria de BPO possui pessoal capacitado e infraestrutura tecnológica para exercer as funções exigidas em um BPO de RH, assim, a empresa conseguirá obter melhor planejamento da sua folha de pagamento e controle dos processos burocráticos de RH, além de agilizar e otimizar os processos internos, de modo a favorecer um ambiente de alta performance.