Segunda-feira, 30 de Dezembro de 2024

Infectologista Dra. Gabriela Margraf Gehring alerta sobre o uso excessivo de antibióticos

2022-07-13 às 14:17

A infectologia é uma especialidade médica que trata de doenças infecciosas, como Covid-19, sífilis, HIV e hepatites, por exemplo. Para falar sobre o assunto, a Dra. Gabriela Margraf Gehring participou do programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero e Eduardo Vaz, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta quarta-feira (13).

Dra. Gabriela explica que o médico infectologista trabalha no controle de infecção hospitalar, atuando também com o controle de antimicrobianos. “Eu faço isso diariamente, em todos os antibióticos do Hospital Universitário, para evitar o uso de antibiótico sem necessidade. Vimos ainda durante a Covid, o excesso de antibiótico sem necessidade, porque é uma infecção viral, as bactérias foram criando resistência e hoje a multiresistência no nosso país está tendo um impacto muito grande”, afirma.

Por conta desta resistência do organismo aos antibióticos, houve um aumento do número de internamento de pacientes, segundo a médica. “O paciente que a gente poderia tratar com antibiótico via oral, não conseguimos e tem que internar, porque não temos mais opção de tratamento”, alerta.

Casos de sintomas respiratórios

Com a chegada do outono e inverno, o número de casos de pacientes com sintomas respiratórios também registrou crescimento. Para Dra. Gabriela Gehring, uma das motivações pode ter sido a retirada da obrigatoriedade do uso das máscaras e, além disso, os ambientes fechados e com pouca ventilação também podem colaborar com este cenário.

A médica orienta que é necessário manter o uso de máscaras em ambientes fechados e em locais abertos com muita aglomeração, além de testar para Covid-19 quando houverem sintomas. “É pra gente se proteger e proteger as outras pessoas também. Às vezes a gente está com um resfriadinho, não dá muita bola, sai de casa e acaba passando pra alguém que tem comorbidades e que pode fazer muito mal para aquela outra pessoa”, explica.

A dica é deixar os ambientes bem ventilados, manter a higiene das mãos com álcool e cuidar da imunidade como um todo, com uma alimentação saudável, ingestão de água, prática de atividade física e manter todas as vacinas em dia.

Acompanhe a médica pelas redes sociais: @dra.gabrielagehring

Confira a entrevista completa: