Entre sexta-feira (29) e domingo (31), acontece o pico de duas belas chuvas de meteoros: a Delta Aquáridas do Sul e a Alfa Capricórnidas. As previsões são otimistas: nestas noites tão aguardadas pelos admiradores do espaço, onde há a chance de ver mais de 30 meteoros por hora a olho nu, de qualquer região do Brasil.
Como o nome sugere, a Delta Aquáridas do Sul tem um radiante (ponto de onde os meteoros aparentam surgir, na constelação de Aquário) mais fácil de ser visualizado no hemisfério sul. Ela é muito densa; no auge de sua atividade, podem ser registrados entre 20 e 25 meteoros por hora, que não são tão brilhantes, mas podem encher o céu de ‘riscos’.
Já a Alfa Capricórnidas tem o radiante na constelação de Capricórnio. Seu pico é menos intenso, com cerca de cinco ocorrências por hora, mas ela tem um diferencial: os meteoros costumam aparecer como bolas de fogo muito brilhantes, deixando clarões no céu, em vez dos tradicionais rastros. Além disso, pode haver alguns remanescentes da chuva Piscis Austrinids, que teve seu pico ontem (28).
Dicas para observar