Conheça três características fundamentais das pessoas superdotadas
2022-08-10 às 14:06
Foto: Freepik
Nesta quarta-feira (10) é celebrado o Dia Mundial da Superdotação, mas o termo superdotado muitas vezes vem com estigmas que fogem da realidade que representa a palavra, com isso, especialistas aproveitam a data para desmistificar o termo e apresentar as principais características destas pessoas.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 5% da população mundial apresentam características superdotadas, e muitas vezes os sinais começam a ser notados nos primeiros anos da infância.
A neurodiversidade aponta que a superdotação é o conceito usado para classificar pessoas que apresentam um alto nível de inteligência em uma ou mais áreas de interesse.
Principais características dos superdotados
A neuropsicóloga Roselene Espírito Santo Wagner destacou as três características fundamentais da superdotação.
Capacidade acima da média;
Criatividade;
Comprometimento com a tarefa.
Para explicar melhor essas características na prática, a neuropsicóloga destaca que a capacidade acima da média se apresenta na “velocidade de processar informação e encontrar solução”.
Já a criatividade, de acordo com a especialista, se destaca nos superdotados quando há “curiosidade de buscar informações diferentes propondo soluções originais e inusitadas”.
Por fim, o comprometimento com a tarefa se dá com o “engajamento e persistência para concluir o que começa”, diz Roselene.