Domingo, 15 de Dezembro de 2024

D’P Cena Local: De vilã a amiga

2022-09-08 às 18:03

Em seu primeiro livro como único autor, Edgar Talevi, colunista do portal “D’Ponta News”, busca despertar o amor à gramática de forma leve e descontraída

Por Enrique Bayer

“Esperar por algo que pode vir a acontecer não é, necessariamente, uma surpresa, certo? Mas, o que dizer de quando usamos a expressão ‘surpresa inesperada’? Ora, se alguma coisa é ‘surpresa’, logo, será inesperada, portanto, dispensa o termo reforçativo ‘inesperada’, pois se trata de redundância.”

O parágrafo acima é um trecho de um dos textos de “Sintaxe à Vontade: Crônicas Sobre a Língua Portuguesa”, estreia como único autor do professor Edgar Talevi, colunista do portal “D’Ponta News” e da “Gazeta do Povo”. Talevi também é coautor de “Domine a Língua: O Novo Acordo Ortográfico de um Jeito Simples”, escrito em parceria com Pablo Alex Laroca Gomes.

Formado em Letras pela Universidade Estadual Ponta Grossa (UEPG), Talevi se aproveita de momentos e situações em evidência para aproximar o leitor da norma culta e do uso correto da gramática da língua portuguesa, sempre fazendo uso de títulos atrativos, ironia, sarcasmo e bom humor.

Consagrados em suas colunas, os textos serão reunidos no novo livro, que, segundo o autor, é fruto de “alta recepção, boa crítica, fidelização do público e apelos para que as crônicas fossem compiladas”.

Em relação à proposta da obra, Talevi aponta que, no uso cotidiano, a língua portuguesa pode – e deve – ser trabalhada de forma leve, descontraída e fluente. “Com essa fluidez nós trazemos muito mais tranquilidade e facilidade para que as pessoas aprendam e gostem do idioma”, aponta.

A publicação, lançada em 3 de setembro pela editora Texto e Contexto, será prefaciada pelo poeta Róbison Benedito Chagas, também formado em Letras pela UEPG. Já a orelha da obra é de autoria do deputado estadual Luiz Claudio Romanelli.

O lançamento do livro coroa a trajetória de Talevi, que, além da formação em Letras, possui pós-graduação em Linguística, em Neuropedagogia e em Educação Especial. Além disso, a formação de Talevi chega à Teologia, com bacharelado na Uninter e mestrado pelo Seminário Teológico Peniel.

Em setembro, Talevi também tomará posse na Academia Ponta-grossense de Letras e Artes (APLA), um dos vários indicativos de sua contribuição para as Letras em Ponta Grossa e região.

Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #291 Agosto de 2022.