Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2024

Projeto GGPEL: Faculdade Senac planeja abrir novo curso superior ainda em 2022

2022-08-26 às 17:08

Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta sexta (26), a professora Ana Paula Domingos, do curso Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), da Faculdade Senac de Ponta Grossa, falou sobre essa nova oportunidade de profissionalização.

O curso de ADS começou há um mês. “A ideia do Senac é oferecer cursos profissionalizantes. Agora, passa a ser faculdade também. Antigamente, trabalhávamos só com profissionalização, com cursos técnicos, mas hoje a gente vem com a novidade da faculdade, na qual já estamos com alunado e já temos um curso em andamento, que é o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS)”, comenta.

Ana Paula frisa que, hoje, o diferencial do curso é ser presencial. “Vimos de uma pandemia de dois anos, a maioria das pessoas, ouvimos o chamado e estamos fazendo ele presencial”, diz.

O ingresso de novos alunos pode ser feito tanto com aproveitamento da nota do Enem, quanto pelo vestibular tradicional, via transferência de outra instituição e, até mesmo, sem vestibular, para quem já possui uma graduação.

Segundo Ana Paula, o curso teve uma boa procura porque, além de ser um curso rápido e profissionalizante, o mercado de trabalho nessa área está aquecido. “Percebemos, no Brasil todo, com a pandemia, tudo que seria digital, algum dia, passou a ser em dois meses. Tudo foi digitalizado e o e-commerce é forte hoje em dia. Todas as empresas estão digitalizadas, tudo é via sistema”, comenta.

Na faculdade, o aluno vai aprender a desenvolver sistemas (softwares) que atendem à demanda dos mais variados setores empresariais e também aprendem a desenvolver programas para a tecnologia mobile (aplicativos de celular). “Nosso target é fazer sistemas para empresas, ainda mais nessa área inovadora”, salienta a professora.

Com duração de dois anos e meio, o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas possui carga horária total de 2.100 horas-aula (2.000 horas, mais 100 horas de Atividades Complementares). A partir do ano que vem, com a legislação vigente, deve passar a oferecer mais 200 horas de cursos de extensão. “O curso é novo, começou no dia 25 de julho, mas já temos essa prospecção, para o próximo ano, de trabalharmos com extensão”, acrescenta.

Desde o primeiro semestre, do total de cinco, o aluno já tem a disciplina de Start-Up Model, a fim de ele já se sinta confiante ao criar um programa, tanto para o pequeno quanto para o grande empresário. Essa disciplina se desenvolve em cinco níveis: Beginner, Intermediate, Advanced, Senior e Expert, um nível por semestre

“Temos um alunado formado por alunos de 18 anos, até pessoas que já têm uma segunda graduação, porque perceberam que precisam de um curso de Análise de Sistemas para desenvolver um sistema tanto para sua própria empresa quanto para terceiros. Temos alunos que entraram na faculdade já pensando em fazer um aplicativo para uma empresa, com o qual está pagando o curso. Bem focado”, conta Ana Paula.

Valores

Para quem ingressou no curso em julho, o valor integral da parcela é de R$ 500, para pagamento em seis parcelas, ou de R$ 600, para pagamento em cinco parcelas, com oferta de desconto de 20% para pagamento em dia – vencimento todo dia 10. Mais detalhes sobre preço aqui. Para as próximas turmas, ainda não está fechado o valor do investimento.

Mais informações, no site da Faculdade Senac.

Confira abaixo a entrevista na íntegra: