Domingo, 05 de Janeiro de 2025

Altar de Santuário de Piraí do Sul terá relíquia de São Frei Galvão

2022-08-26 às 16:58

Que templo católico não gostaria de receber de presente uma relíquia de santo? É o que vai acontecer neste sábado (27), em Piraí do Sul, às 19h30, quando a igreja do Santuário Diocesano de Nossa Senhora das Brotas viverá o rito de dedicação e a consagração de seu altar, e, receberá a relíquia de primeiro grau de Santo Antônio de Sant’Ana Galvão. Vinda do Mosteiro da Luz, em São Paulo, um fragmento de osso do santo será fixado no altar-mor, ficando definitivamente no santuário.

A relíquia chegou no dia 20 e passou a ser exposta no tríduo celebrado em preparação ao rito de dedicação da igreja: nas noites dos dias 24, 25 e 26. O pedaço de osso de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão veio do Mosteiro da Imaculada Conceição da Luz (Mosteiro da Luz) da Irmãs Concepcionistas, em São Paulo. “Logo depois do rito de dedicação da igreja e consagração do altar, celebrado pelo bispo Dom Sergio, a relíquia será fixada no altar-mor, permanecendo definitivamente aqui no santuário”, afirma o reitor do Santuário de Brotas, padre Roberval Mulhstedt. Haverá unção das cruzes das paredes, bênção das novas pinturas, a fixação da relíquia do São Frei Galvão e a colocação, sob o piso em frente do altar, do livro com nomes e fotografias das famílias colaboradoras.

 A igreja do santuário é a quarta construída para veneração de Nossa Senhora das Brotas. Sua construção foi iniciada em 1985. Foi abençoada em dezembro de 1987. Passou por diversas adequações, entre elas a edificação do atual presbitério, terminado em 2011. Em 21 de dezembro de 1999 o governo estadual instituiu Piraí do Sul, polo turístico religioso devido a peregrinação ao santuário. No dia 1º de maio de 2013, o bispo Dom Sergio Arthur Braschi assinou o decreto de criação e instalação oficial do Santuário Diocesano de Nossa Senhora das Brotas.

Ano passado, a parte interna do santuário recebeu pintura iconográfica que embelezou ainda mais o espaço. Recentemente houve a troca do piso, efetivada graças à ajuda e doação de devotos, que foram motivados a trazerem fotos dos familiares para confecção do livro da campanha. Confeccionada a pintura de mais quatro novas iconografias do artista sacro Antônio Batista de Souza Júnior. As pinturas receberão a benção de Dom Sergio também neste sábado.

da assessoria