A Constituição Brasileira assegura, desde a sua criação, em 1988, o direito à livre expressão, como prezam todas as legislações dos países sob o regime amplamente democráticos.
Nos últimos tempos, no entanto, o Brasil vê ameaçado este direito assegurado pela Carta Magna Brasileira. Ameaças foram feitas a representantes dos mais variados segmentos da sociedade brasileira.
Na última semana empresários, por ordem de um ministro do Supremo Tribunal Federal, geradores de empregos e de renda em várias regiões do território nacional, tiveram a sua privacidade vasculhada sob justificativas incompreensíveis e questionáveis sob os aspectos jurídico e legal.
Tal ação desencadeada pelo Supremo gera ainda mais insegurança sobre o futuro do Brasil, em um momento em que geração de emprego e riquezas para o País são pilares da nossa nação.
A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) e a Coordenadoria das Associações Comerciais e Industriais do Centro do Paraná (CACICPAR) repudiam qualquer atitude ou medida que fira o constitucional direito à liberdade e ao direito à livre expressão. O Brasil precisa trabalhar para alimentar seu povo e ajudar a alimentar o mundo. E contar com liberdade de ações, pensamentos e atitudes é fundamental para a construção de um país justo, próspero e de oportunidades.
É imprescindível, neste e em qualquer momento, que se diga com firmeza e convicção que opinião não é crime.
Assinam este manifesto a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) e a Coordenadoria das Associações Comerciais e Industriais do Centro do Paraná (CACICPAR).
da assessoria