Sindicato Rural de Ponta Grossa e Núcleo Sindical Rural dos Campos Gerais marcaram presença na edição 2022 da Agroleite, que atingiu recordes em operações e número de visitantes
Por Enrique Bayer
O Sindicato Rural de Ponta Grossa e o Núcleo Sindical Rural dos Campos Gerais, na figura do presidente Gustavo Ribas Netto, marcaram presença na última edição do Agroleite 2022, um dos eventos mais importantes do setor pecuarista no Brasil, realizado entre os dias 16 e 20 de agosto último. Segundo os organizadores, a feira superou todas as expectativas, já que atingiu a marca dos três dígitos em negócios e número de visitantes, um recorde histórico. Ao todo, as 200 empresas expositoras efetivaram operações que totalizaram R$ 149 milhões e mais de 120 mil pessoas passaram pelo evento.
Na visão de Ribas Netto, o evento seguiu este ano a sua tradição de ser “modelo” quando o assunto é cadeia produtiva do leite. “O Agroleite, como sempre, se mostrou um modelo de exposição dentro de uma zona que é modelo na pecuária de leite. Lá tivemos grande produtividade e grande qualidade. É um evento que trouxe palestras de A a Z, de interesse geral, não apenas relacionadas à questão do leite”, avalia, destacando as palestres sobre ovinocultura e o Painel do Agro, que tratou de questões relacionadas a política e economia.
O presidente do Sindicato Rural a observa ainda que, com o fim da Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Ponta Grossa (EFAPI), a Agroleite ganhou maior protagonismo como referência na região. “A Agroleite acabou se transformando na grande festa da região, já que não existe mais a EFAPI, por exemplo. Temos a Digital Agro, em Carambeí, que já pega um outro perfil, e outras exposições de vulto um pouco menor. Então a Agroleite realmente é uma referência pela qualidade e pelas novidades em tecnologia que traz para as pessoas envolvidas nesse mercado”, opina.
Negócios
Em se tratando de negócios, o gerente distrital da Sicoob Sul, Everton Carlos Zarpellon, relata que a agência protocolou mais de R$ 72 milhões em operações de crédito, superior ao dobro da meta estipulada para ser concretizada durante o evento. “Criamos uma linha específica com taxa de juros reduzida para financiamentos de bens, equipamentos, animais, energia fotovoltaica. Tudo o que é apresentado na feira é abrangido por essa linha de crédito”, menciona.
Para o gerente comercial da franquia da Ilumisol de Castro, Rudnei Ceulei, o resultado do evento foi melhor do que os anos anteriores. Segundo ele, a empresa vendeu R$ 2 milhões nesta edição. “O pessoal veio para a feira para fechar negócios”, ressalta. “Foi muito bom, muita procura, muitos clientes no estande, projeções para fazermos visitas na próxima semana, clientes pedindo para segurar o preço especial que fizemos”, acrescenta.
A materialização de negócios nas semanas seguintes ao Agroleite também é uma realidade para outras empresas. Romano Vinícius Vizinoni, consultor de vendas da MacPonta, concessionária John Deere, comenta que, além das vendas concluídas, entre maquinários e consórcios da marca, a empresa sai do Agroleite com mais de R$ 7 milhões em intenções de venda e aguarda a disponibilidade dos produtos na fábrica.
Motivação
Os diversos atrativos da programação oficial levaram mais de 120 mil pessoas para a Cidade do Leite, espaço de exposições da Cooperativa Castrolanda. Foram registrados visitantes de vários estados brasileiros, como São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia, Goiás, e de países como Argentina, Paraguai, Bolívia e Uruguai. Os expositores relataram, no geral, uma boa impressão com a quantidade de pessoas transitando pelas avenidas, mesmo com o frio e a chuva.
Leila Gomes, gerente do Agroleite, lembra que o Agroleite 2022, com o tema Reencontros, marcou a retomada presencial de uma maneira muito especial. “Foi uma semana intensa, em vários sentidos, inclusive no clima. Estamos comemorando essa conquista de ultrapassar os três dígitos em público e em negócios. Isso nos dá alegria, motivação e energia para pensarmos o evento de 2023, em um momento de crescimento e desenvolvimento”, ressalta.
Consolidação
O Agroleite é promovido anualmente pela Cooperativa Castrolanda e conta com vários painéis e fóruns para promoção do conhecimento. Seung Lee, diretor executivo da cooperativa, destaca que as palestras trouxeram temas técnicos sobre a cadeia do leite e os outros segmentos em que a cooperativa está inserida, além de questões voltadas ao mercado. “O Agroleite oportuniza o debate de assuntos do interesse dos produtores e o contato com as empresas e as novas tecnologias”, afirma.
O presidente da Castrolanda, Willem Bouwman, observa que está nítida a consolidação do evento. “Percebemos que a cadeia do leite estava com os holofotes virados para o Agroleite e para Castro durante a semana que passou. A Castrolanda é a organizadora do evento, mas ele é de todos os parceiros que estão juntos conosco para fazer acontecer uma exposição cada vez mais bonita”, enfatiza. Bouwman afirma que a cooperativa está projetando uma ampliação da Cidade do Leite e investimentos na infraestrutura para o próximo ano. A previsão da organização é que o evento de 2023 seja realizado entre os dias 8 e 12 de agosto. A comercialização de áreas para estandes das empresas iniciará em janeiro.
Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #292 Setembro de 2022.