O Paraná atingiu a maior nota do Brasil no Ensino Médio da rede estadual de ensino, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021. O resultado foi divulgado em um evento em Brasília, nesta sexta-feira (16), pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Com a pontuação de 4,6 no Ideb, o Estado ultrapassou Goiás e Espírito Santo, que registraram 4,5 e 4,4, respectivamente. O resultado apresenta um aumento de 0,2 no índice em comparação ao Ideb 2019, divulgado em 2020, quando o Paraná figurava em 3º lugar no ranking nacional.
Além disso, nos anos finais do Ensino Fundamental, que contemplam do 6º ao 9º ano, a pontuação foi de 5,2 – o que representa avanço de 0,1 ponto. Com isso, o Paraná ocupa o 4º lugar no país, atrás do Ceará, São Paulo e Goiás, que pontuaram com 5,3.
Ideb
De acordo com o Ministério da Educação, o Ideb é um indicador sintético que relaciona as taxas de aprovação escolar, obtidas no Censo Escolar, com as médias de desempenho em língua portuguesa e matemática dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Desta forma, apresentam melhores resultados no Ideb os sistemas que alcançam, de forma concomitante, maiores taxa de aprovação e proficiência nas avaliações.
A divulgação do IDEB 2021 representa um marco importante, já que encerra o ciclo inicialmente
estabelecido para a trajetória do indicador, conforme divulgado em decorrência do Plano de Metas
Compromisso Todos pela Educação (BRASIL, 2007), seguindo a metodologia disponível publicamente no site do Inep (INEP, 2007a).
Os resultados na íntegra podem ser acessados aqui.