Sexta-feira, 16 de Maio de 2025

1º Batalhão de Polícia Militar recebe doação de égua para projeto de equoterapia em PG

2022-09-20 às 16:50

Nesta segunda-feira (19), o Pelotão de Cavalaria do 1° Batalhão de Polícia Militar recebeu, por meio de doação, uma égua da raça Manga Larga Marchador Mineiro, batizada como Dakota, que será utilizada no projeto de Equoterapia da OPM.

O animal será devidamente treinado e dividirá o serviço com a Pandora, outra égua que atualmente é utilizada nos atendimentos de equoterapia, atividade fisioterápica que utiliza cavalos na recuperação e desenvolvimento de pessoas vitimadas por traumas ou pessoas com deficiências. Dakota agora passará por um treinamento e fará parte do quadro de animais capacitados a realizar o atendimento, que hoje alcança 30 crianças.

O 1° Batalhão, por intermédio do Pelotão de Cavalaria, tem proporcionado à comunidade princesina o atendimento de adultos e principalmente crianças com essas necessidades, designando Policiais Militares devidamente preparados para exercerem essa atividade desde o ano de 2018, de forma gratuita.

Benefícios

A equoterapia apresenta vários benefícios em casos de autismo, paralisia cerebral, síndrome de down, hiperatividade e traumas, inclusive ajudando no comportamento, na comunicação social e percepção motora, proporcionando, inclusive, a interação dos pacientes com os animais. “Desta forma, o 1° BPM está sempre em busca do bem estar da população e, como órgão promotor de responsabilidade social, possibilita às pessoas com deficiências a busca de sua autonomia e independência, melhorando não somente a qualidade de vida, mas também de toda a sua estrutura familiar”, diz o 1º BPM.

do 1º BPM