Domingo, 18 de Maio de 2025

Em entrevista, Ratinho Junior afirma querer entregar ‘melhor educação da América do Sul’ nos próximos quatro anos

2022-09-29 às 12:57

Ratinho Junior (PSD) comemorou os resultados de investimentos na área da Educação em seu primeiro mandato e afirma querer, para os próximos quatro anos, que a educação no Paraná se torne a melhor da América do Sul. Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), desta quinta (29), o candidato à reeleição destacou que as melhorias são resultados de uma campanha de valorização salarial dos professores.

“Nossa educação era 7º lugar no Ideb. Hoje somos a melhor Educação do Brasil. Há poucos dias, o Ministério da Educação anunciou o ranking entre todos os estados e o Paraná é o primeiro lugar, com a melhor Educação do país e conquistamos isso em três anos”, diz.

Segundo Ratinho Junior, esse resultado provém, ainda, de um trabalho estratégico muito forte que perpassa outras áreas, como a segurança alimentar, com “o maior programa de merenda escolar do Brasil”, com o fornecimento de três refeições aos alunos durante o período de aulas. “Antes, o aluno comia carne na escola uma vez na semana. Hoje come tilápia, come frango e carne de boi, três vezes por semana, proteína animal para aumentar a capacidade cerebral, poder se concentrar e crescer cada vez mais sadio”, diz.

Além disso, o candidato ressaltou que foram investidos R$ 90 milhões na construção de salas de aula em alvenaria, para eliminar as salas de aula de madeira que ainda existiam. “Fizemos mais de 980 obras entre construção de escolas, reformas e ampliações”, aponta.

Ratinho Junir destacou que o currículo do ensino público estadual incluiu a Educação Financeira como disciplina e que os alunos passaram a contar com o apoio de um aplicativo que corrige a pronúncia em inglês, para melhorar o desempenho das aulas da disciplina.

Outro investimento, destacado durante a entrevista, foi na ampliação da rede de escolas cívico-militares, que saltaram de apenas sete, em todo o Paraná, para 195. “Se você juntar todos os estados do Brasil, não dá o volume de escolas cívico-militares que nós temos”, afirma. Na rede estadual, as escolas e colégios de tempo integral eram 30 e agora são 215.

“É uma demonstração muito clara de que Educação é uma prioridade, diferente de antes, que era mero discurso político. Alcançamos a melhor Educação no Brasil e eu não estou satisfeito: quero entregar ao Paraná, se Deus me abençoar e a população também me der essa confiança, nos próximos quatro anos, a melhor Educação da América do Sul”, ressalta.

Confira a entrevista de Ratinho Junior na íntegra: