Na Diocese de Ponta Grossa, é grande a devoção ao santo, fervor demonstrado na escolha de seu nome para denominar inúmeras comunidades católicas. Neste sábado (1º), serão iniciados tríduos em honra a São Francisco, na Paróquia São Francisco de Assis, no Sabará, em Ponta Grossa, com missas às 19h30. Como gesto concreto, os fiéis são orientados a levar – dia 1º e 2 – um pacote de bala, pirulito ou bombom. Na matriz da Paróquia Bom Jesus, a missa do tríduo será às 19 horas e, na Capela São Francisco de Assis, Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Bairro São Francisco, em Telêmaco Borba, também às 19h30. A missa solene, no dia 4, será às 19h30, nas três paróquias e na Paróquia São Pedro Apóstolo, em Ponta Grossa.
“Comece fazendo o que é necessário, depois, o possível e, de repente, você estará fazendo o impossível”. A frase é de São Francisco de Assis, um dos santos mais conhecidos do mundo, celebrado neste dia 4 (Terça-feira). Francisco, que nasceu Giovanni Bernardone, em 16 de julho de 1228, teve seu nome mudado pelo pai Pietro, depois de uma viagem que fez à França. Francisco foi canonizado pelo Papa Gregório IX. Tornou-se o padroeiro dos animais, pela sua admiração e relação estreita com a natureza. Também foi elevado a padroeiro principal da Itália, em 1939 por Pio XII.
Além das celebrações, haverá bênção dos animais neste sábado, das 9 às 10h30, na matriz Nossa Senhora Auxiliadora, na Vila Marina, em Ponta Grossa, e, das 14 às 17 horas, na Capela São Francisco, em Telêmaco. Junto com a bênção será arrecadado ração para os animais e recolhidos alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade, residentes na região da capela. Na terça-feira (4), dia de São Francisco, os tutores podem levar seus pets, das 10 às 11 e das 15 às 16 horas, na Paróquia Bom Jesus, e, das 16h30 às 18h30, na Paróquia São Pedro Apóstolo.
Em Irati, a Capela São Francisco de Assis comemora seus 41 anos. Parte da Paróquia Nossa Senhora da Luz, a comunidade vai festejar o padroeiro com uma programação que se inicia na terça-feira, com missa celebrativa às 19 horas, com o pároco, padre Jorge Casimirski, e o vigário, padre Marcelo Mello. Após a missa, haverá benção de animais e aves, e distribuição de escapulários de Nossa Senhora e São Francisco. Já no domingo (9), haverá missa, almoço festivo e bingão de prêmios. A festa será na capela, que está localizada no bairro São Francisco.
Da assessoria