Segunda-feira, 19 de Maio de 2025

Artistas ponta-grossenses contam sobre como é a vida no circo

2022-10-05 às 18:29

A trapezista Fernanda Novak e o palhaço Mocoquinha explicaram como dividem suas rotinas diárias com as apresentações no circo, em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), desta quarta (5). Os dois artistas, que são ponta-grossenses, trabalham no Circo Medrano, que está com espetáculos na cidade desde o dia 16 de setembro. Durante a semana, desempenham outras atividades.

Fernando Novak, que dá vida ao palhaço Mocoquinha no picadeiro, explica que já se chamou Brigadeiro, seu doce favorito e, depois, trocou a alcunha quando conheceu “um docinho baratinho, chamado mocoquinha”, na cidade de Mococa, em São Paulo. Ele atua no circo desde os sete anos de idade.

Fernanda Novak, irmã de Fernando, desafia a gravidade, a cada espetáculo, no trapézio. A acrobata conta que trabalha no circo já há 20 anos.

Os espetáculos do Circo Medrano ocorrem de quinta a domingo. “Como a maior parte dos artistas é daqui de Ponta Grossa, durante a semana, eles têm seus trabalhos, como professores de circo. Eu mesma trabalho na Angelus, que é uma academia de ballet”, comenta Fernanda.

O palhacinho Mocoquinha também é formado em ballet clássico e faz acrobacias aéreas com a irmã. Ele se desdobra em multifunções dentro embaixo da lona e fora dela. “Sou palhaço, sou acrobata, sou personagem, sou sonoplasta, ajudo na iluminação, na propaganda, fazendo as artes das propagandas, ajudo a bolar texto”, conta. “Adoro o circo, adoro propaganda, mexer com o digital”, acrescenta.

Segundo Fernanda, os personagens infantis têm grande apelo entre o público e fazem muito sucesso. “Trabalhamos o máximo possível para agradar às crianças, que são nosso principal público alvo”, frisa. “Nessa parte, prezamos muito pelo capricho e também prezamos muito pela interação com as crianças”, acrescenta o palhaço Mocoquinha.

“Temos atrações para todas as idades, mas quem sai mais contente são as crianças, por causa dos personagens infantis”, ressalta Fernanda.

O Circo Medrano está instalado no início da Rua Ermelino de Leão, em frente ao Ministério Público, atrás do Muffato de Olarias e próximo ao Colégio Positivo.

Confira a entrevista dos artistas circenses na íntegra: