Segunda-feira, 09 de Junho de 2025

Com mais de 90 unidades e inauguração no MS, franquia Unhas Cariocas estende presença a todas as regiões brasileiras

2022-10-13 às 12:04

Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero e Jonathan Jaworski, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta quinta (13), o empresário Marcos Cesar Pereira Pinto, do Unhas Cariocas falou sobre a expansão da marca, que passou a marcar presença em todas as regiões brasileiras, deve abrir logo a primeira unidade no exterior e se prepara para lançar a linha própria de esmaltes.

A primeira curiosidade que envolve a marca Unhas Cariocas é que, apesar do nome, ela não nasceu no Rio de Janeiro e, sim, em Taubaté (SP), revela o empresário. O irmão de Marcos é fundador da franquia, que está há seis anos no mercado. Na semana passada, foi inaugurada uma loja no Mato Grosso do Sul. “Hoje, podemos dizer que a Unhas Cariocas está em todas as regiões do Brasil, com mais de 90 unidades”, comemora.

Segundo Marcos, a expectativa é de que a marca Unhas Cariocas cruze o Atlântico e inaugure a primeira unidade em Portugal no início de 2023. “A franquia de esmalteria que mais cresce no Brasil é a Unhas Cariocas, que hoje carrega o selo de excelência da ABF (Associação Brasileira de Franchising)”, destaca.

O empresário aponta que a pandemia desacelerou um pouco o processo de expansão da marca, a exemplo do projeto de levar o Unhas Cariocas a terras portuguesas, que foi inicialmente planejado para o ano de 2020 e precisou ser adiado. “Mesmo dentro da pandemia, ela conseguiu ter uma gestão de crescimento, não como estava antes, mas conseguiu crescer. Algumas unidades foram abertas no meio da pandemia. Quem já estava aberto sofreu bastante, por ser um serviço presencial, o que atrapalhou demais”, conta.

Fábrica de esmaltes

A Alona Laboratórios, que pertence ao Unhas Cariocas Group, adquiriu os direitos da marca italiana Keragel, fabricante de produtos para alongamentos de unhas, com aporte de R$ 1,4 milhão. Enquanto a Alona pretende fazer da Keragel a maior marca de produtos para alongamento de unhas do mundo, a Unhas Cariocas pretende tornar a Alona a maior fábrica de esmaltes.

“Já estamos com as máquinas ligadas, esperando só algumas licenças. Já está quase tudo pronto e vamos começar uma linha bem bacana, bem moderna”, explica Marcos. A perspectiva da Alona é de ampliar as vendas em 2000% e de se tornar a maior marca do segmento, no mercado nacional, nos próximos cinco anos.

A atriz e dançarina, Sheila Mello, que foi a “nova” loira do Tchan, é a embaixadora da marca e vai lançar uma linha de esmaltes exclusiva com cinco tonalidades.

Serviços

A unidade de Ponta Grossa oferece serviços de esmaltação e alongamento de unhas. De acordo com o empresário, por causa da pandemia, foi necessário interromper os serviços de estética. “Decidimos, nessa retomada de 2022, em deixar redonda a parte das unhas, para depois retomarmos, se Deus quiser, a partir de 2023, a parte de estética corporal, com massagens modeladoras”, explica.

Em breve, a franquia deve passar a oferecer, também, serviços de podologia. “A franquia já deu a autorização. Ainda não estamos funcionando a parte da podologia, mas já estamos fazendo entrevistas para poder funcionar”, antecipa.

Marcos enfatiza que o alongamento com fibra de vidro, por exemplo, é um procedimento estético que atende às mulheres que, por alguma razão, não conseguem fazer com que as unhas atinjam o comprimento desejado ou que pretendem uma transformação rápida no visual. O procedimento demora em torno de três horas. Além da fibra de vidro, a Unhas Cariocas também oferece alongamento em acrigel.

“O alongamento é bom, mas é um procedimento estético e você precisa ter cuidado com ele”, comenta. Se a manutenção não for adequada, o alongamento pode durar menos do que o convencional.

Quanto à diferença entre a fibra de vidro e o acrigel, Marcos atribui a durabilidade mais ao cuidado com a manutenção do que ao material aplicado. “Dentro do padrão Unhas Cariocas, a questão de durabilidade está conectada ao cuidado”, frisa.

Um serviço e manutenção mal feitos podem causar infiltração e fungo (micose) na unha, “porque deixou passar o tempo da manutenção ou a higiene, talvez, não seja a melhor”. Nesses casos, é necessário remover todo o alongamento e tratar a unha antes de voltar a fazer o procedimento.

Marcos destaca que a Unhas Cariocas atende, também, a uma clientela masculina, porque “o cuidado com as unhas não é só uma questão de estética, mas de saúde”. Grande parte deles procura a unidade para o “Spa dos Pés”, que é um serviço de pedicure que tem duas funções: tratamento e relaxante.

O uso associado da técnica de curetagem com o emoliente para cutículas, uma exclusividade da franquia, reduz em até 80% o uso de alicates, de acordo com o empresário. “Passamos na cutícula e ela vai meio que amolecendo. Retiramos a cutícula meio morta, com a cureta, o que evita que usemos o alicate”, pontua. Essa técnica permite atender, com segurança, a clientes com câncer e diabetes, porque o risco de sangramento é bastante reduzido. “Usamos alicate somente para fazer o acabamento”, acrescenta.

Os pacotes de serviços da marca, que incluem diferentes tipos de desconto, adotam nomes de bairros cariocas e cidades da região metropolitana do Rio, como o pacote Copacabana, de quatro mãos. “A cliente compra um pacote Copacabana e adquire o direito de fazer quatro mãos durante 90 dias. O uso do pacote é de segunda a quarta e o maior benefício dele é ter 15% a 20% de desconto em cada procedimento”, explica.

Além do pacote Copacabana, a Unhas Cariocas oferece os pacotes Arpoador, Niterói e Ipanema, por exemplo. O preço convencional do alongamento de fibra de vidro é R$ 228, incluída a manicure. A manutenção quinzenal custa R$ 97,50. Quem adquire o pacote Leblon, paga duas manutenções e ganha a terceira.

Confira na unidade do shopping Palladium o que mais se adequa a você.

Vagas

A Unhas Cariocas está ampliando sua equipe e contratando manicures e alonguistas para a temporada de fim de ano. Se você tem um perfil empreendedor e experiência no ramo, entre em contato pelo telefone (42) 99832-2343 ou (42) 99937-7389 (Marcos).

A empresa oportuniza faturamento mensal que pode chegar a R$ 3 mil, além de dispor espaço em shopping, uma linha de produtos exclusiva e a associação a uma marca de renome no mercado estético. Interessadas devem ligar o quanto antes, porque o Marcos quer fechar a nova equipe ainda nesta semana.

Confira a entrevista do empresário na íntegra: