A Copa do Mundo de futebol que será realizada no Catar, de 20 de novembro a 18 de dezembro, terá áreas para torcedores bêbados ficarem sóbrios, anunciou o presidente-executivo Nasser Al Khater, em entrevista à televisão.
Al Khater disse à Sky News, em uma entrevista publicada na quinta-feira (13), que qualquer pessoa que exagere nas bebidas será cuidada em ‘tendas da sobriedade’, onde os torcedores devem permanecer até que estejam lúcidos para serem liberados. “Existem planos para deixar as pessoas sóbrias se houver excessos no consumo de bebidas. Este será um lugar para garantir que eles se mantenham seguros e não prejudiquem ninguém”, disse Al Khater. O controle de turistas embriagados nas ruas é uma alternativa para a prisão, o que é estabelecido por lei no país.
Torcedores com ingressos serão liberados para compra de cerveja alcoólica em partidas, três horas antes do início e por uma hora após o apito final, mas não durante a partida, informou a Reuters em setembro.
A Copa do Mundo do Catar é a primeira a ser realizada em um país muçulmano com controles rígidos sobre o álcool, apresentando desafios únicos para os organizadores de um evento patrocinado por uma grande marca de cerveja e muitas vezes associado a fãs de cerveja.
Al Khater também repetiu as garantias de que os fãs LGBTQ+ seriam bem-vindos e se sentiriam à vontade no Catar. A homossexualidade é ilegal no país, assim como em muitos países do Oriente Médio.
Com informações da Reuters e O Globo