Domingo, 18 de Maio de 2025

Daju comemora um ano de presença em PG com reinauguração de loja

2022-10-21 às 16:10

A Daju comemora um ano de presença em Ponta Grossa com a reinauguração da loja de departamentos. O presidente da Daju, Roger Karsten Lorenz, comentou o desafio da marca em iniciar sua expansão para o interior do Paraná em período pandêmico, durante entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta sexta (21).

“Estamos chamando de reinauguração, mas, para nós, o sentimento é de inauguração. Agora, oficialmente, estamos inaugurando neste final de semana, sexta (21), sábado (22) e domingo (23). Vamos ter vários eventos, várias ações e promoções dentro da loja. Consideramos que, agora, estamos realmente inaugurando a loja, com tudo que ela tem de melhor, 100% pronta”, salienta o presidente da Daju.

O avanço das obras foi comprometido durante a pandemia, com escassez de materiais de construção e, mesmo assim, a empresa venceu o compromisso de inaugurar dentro do prazo previsto. “Estamos comemorando um ano de Daju e foi um ano de bastante aprendizado e bastante desafios. Inauguramos durante a pandemia e, desde lá, a loja evoluiu muito”, destaca.

A unidade da Daju em Ponta Grossa gera 70 empregos diretos e todos os funcionários são de Ponta Grossa ou arredores. A empresa também movimentou a geração de 300 empregos indiretos. “Não podíamos atrasar, tínhamos vários compromissos para a abertura, equipe contratada e tomamos a decisão de abrir, mesmo com algumas coisas faltando. Abrimos a loja, já sabendo o quanto precisávamos melhorar e agora estamos com a loja 100%”, frisa.

A rede conta hoje com sete mega lojas e se prepara para inaugurar a oitava, em Paranaguá, a primeira unidade no litoral. “Tudo nesse formato de Mega Lojas, de 4 mil m², 100 mil produtos. Todas as lojas têm o mesmo mix de produtos”, define.

Segundo Lorenz, o objetivo da Daju sempre foi o de ser a melhor loja especializada em produtos para a casa: cama, mesa, banho, tapetes, cortinas, utilidades domésticas – cozinha, lavanderia e organização.

“Temos nossas marcas próprias, que há muito tempo nós mesmos desenvolvemos e produzimos, ou produzimos com parceiros. Temos três marcas próprias e trabalhamos hoje com as principais marcas do Brasil: Karsten, Budenmeyer, Tramontina, Oxford”, cita.

Em Ponta Grossa, a loja revitalizou a área de um antigo prédio industrial na região de Olarias, na Ermelino de Leão. “É uma região muito boa. A cidade, nem se fala. Já sabíamos desde o começo, tanto que foi a primeira loja fora de Curitiba. Sempre vínhamos aqui e tínhamos vontade de abrir a loja aqui. Já tínhamos muitos clientes de Ponta Grossa que compravam em Curitiba há muito tempo e queríamos trazer a loja para cá. Deu certo de ser numa região que conseguimos revitalizar completamente o imóvel e, automaticamente, já vemos a região mudando também”, analisa.

Lorenz destaca que um grande diferencial da Daju em relação a outras lojas de departamento é o atendimento personalizado, com consultores de venda treinados e sempre atualizados com as tendências de decoração doméstica e de como montar uma mesa posta, por exemplo, para ajudar o cliente na escolha dos produtos. Os consultores, na hora da venda, estão ali para dar sugestões e todo o auxílio para quem tem dúvidas sobre como coordenar peças na decoração da casa.

“Um segundo ponto é que, naquilo que trabalhamos, somos muito mais completos. Em cama, mesa e banho, temos a maior variedade, qualidade. Não tem para bater. Nosso terceiro ponto diferencial é que garantimos o menor preço ou a diferença em dobro”, assinala.

Quatro décadas de Daju

Prestes a completar 40 anos, a Daju surgiu em 1983, fundada pelo casal Suely Karsten Lorenz e Robert Lorenz. Suely é bisneta do fundador da Companhia Têxtil Karsten. O casal iniciou seu sonho com a venda de artigos de cama, mesa e banho, disponíveis em um catálogo montado na garagem de casa.

O presidente conta que se envolve, indiretamente, na empresa desde que nasceu, uma vez que, de início, a Daju funcionava na garagem de casa. “Temos fotos antigas que estão os quatro filhos em cima de rolos de tecidos. Estou falando de mais de 30 anos, 35 anos. Um dia, como era em casa, eles viajaram e foram assaltados. Roubaram tudo que tinham dentro de casa, inclusive os produtos e o estoque. Praticamente acabou a empresa naquele momento e eles tomaram a decisão de que não seria mais dentro de casa o negócio, aí que abriram a primeira loja”, relembra Lorenz.

Em pouco tempo, o empreendimento já contava com mais 30 vendedores e, logo, inaugurou sua matriz, no bairro Cabral, em Curitiba.

O nome da loja pegou de empréstimo as primeiras sílabas dos nomes das filhas mais velhas do casal: Danielle e Juliane, hoje diretoras da empresa. Roger e Ricardo, os irmãos mais novos, também atuam, sendo Roger o presidente da Daju. “Elas tinham um, dois anos quando meus pais fundaram a Daju. Pegaram o nome das duas e juntaram”, relata.

Com quatro lojas em Curitiba – Cabral, Água Verde, Barigui e Atuba, a Daju inaugurou sua primeira loja na Região Metropolitana em 2018, na cidade de São José dos Pinhais.

A expansão da marca para o interior começou com a inauguração da loja ponta-grossense, em 2021. Neste ano, a Daju chegou à região oeste do Paraná, em Toledo e, ainda para 2022, está programa a inauguração da primeira unidade do litoral, em Paranaguá.

Confira a entrevista na íntegra: