Domingo, 29 de Setembro de 2024

Com duas rodadas de antecedência, Operário sofre rebaixamento à Série C

2022-10-22 às 10:14
Foto: Arquivo/Assessoria

Não tem remédio: o risco de rebaixamento, que assombrava o Fantasma, se confirmou, a duas rodadas do fim do Campeonato Brasileiro da Série B. Após a derrota por 2×1 para o CRB, em partida disputada no Estádio Rei Pelé, em Maceió (AL), na sexta (21), às 21h30, o Operário Ferroviário Esporte Clube (OFEC) está, matematicamente, rebaixado para a Série C, ao lado de Brusque (SC) e Náutico (PE).

O CRB abriu o placar aos 7 minutos do 1º tempo, quando o atacante Fabinho (camisa 7) fez as redes balançarem. O empate veio aos 21 minutos, com gol do meio-campo Paulo Victor, coincidentemente, o camisa 7 do Fantasma. Dois minutos depois, Paulo Victor tomou cartão amarelo. Nos acréscimos do 1º tempo, o zagueiro Lucas (camisa 3) também levou amarelo.

No 2º tempo, foi a vez do zagueiro do CRB, Guilherme Romão (camisa 6), tomar cartão amarelo. O zagueiro Gum (camisa 3) virou o placar, que fechou em 2×1 para o CRB. O zagueiro Fabiano (camisa 6) e o meio-campo Claudinei (camisa 19) também levaram cartão amarelo, mais perto do fim da partida.

Nas últimas cinco partidas, a equipe ponta-grossense sofreu duas derrotas e três empates. Com 36 rodadas disputadas, acumulou 34 pontos e está na 18ª posição – a antepenúltima da tabela, à frente, apenas, de Brusque, com 33 pontos e Náutico, com 30. Brusque e Náutico tiveram o descenso confirmado depois da vitória do Chapecoense sobre o Tombense, por 3 a 2, na Arena Condá, também na sexta (21).

O descenso começou a se confirmar na terça (18), quando o Novorizontino empatou com o Brusque. O time paulista ficou com 41 pontos e é, por enquanto, o primeiro acima do Z-4. Nem Operário, nem Brusque, nem Náutico podem alcançar a pontuação do Novorizontino. O lanterna da Série B, o Náutico, ainda não jogou a 36ª rodada – ele enfrenta o Grêmio neste domingo (23).

Sob ameaça

As rodadas finais ainda devem definir qual será a quarta equipe a dar adeus à Série B. Cinco equipes permanecem sob risco: CSA está em 17º lugar, com 39 pontos. Acima do Z-4, Novorizontino soma 41 pontos e está em 16º; Chape está apenas um ponto acima do Novorizontino; o Tombense soma 44 pontos e o Vila Nova, 45. Vila Nova ainda joga a 36ª rodada contra o Bahia, na Arena Fonte Nova, neste sábado (22), às 16h30.