Terça-feira, 20 de Maio de 2025

Fenata traz espetáculos gratuitos na tarde deste domingo (13): programe-se

2022-11-13 às 13:17
Entre o Sol e a Lua – Foto: Luana Budziak

A programação da Mostra de Teatro – 50º Festival Nacional de Teatro (Fenata), organizada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), conta com diversos espetáculos gratuitos, apresentados ao ar livre. Neste domingo (13), o Sesc Estação Saudade recebe a peça “Tropeço”, da Tato Criação Cênica (Curitiba), às 15h, como espetáculo convidado.

Montado sobre uma bancada, com iluminação apenas de velas, Dico Ferreira e Katiane Negrão conduzem a história. Utilizando apenas as mãos e sons onomatopeicos, os artistas trazem à vida um casal de velhinhas e suas idiossincrasias, num micromundo cheio de sutilezas, afetos e nostalgia. Nessa bancada, as mãos dos dois atores e performers dão vida aos personagens que dançam, riem e principalmente amam.

Foto: Divulgação

Tropeço já percorreu o mundo, sempre trazendo na bagagem o reconhecimento de sua estética e de sua alta complexidade de ser simples. A Cia foi formada em 2004 em Ouro Preto (MG), com a junção dos trabalhos de Dico e Katiane. Desse processo, surgiu o espetáculo “Tropeço” e a oficina “Em Busca de Uma Dramaturgia Física no teatro de animação”. Atualmente a sede da Tato Criação Cênica fica fica em Curitiba.

Na Mostra Campos Gerais, o grupo Dia de Arte (Ponta Grossa) encena a peça “Entre o Sol e a Lua”, às 16h, no Lago de Olarias. O espetáculo conta a história de dois amigos que se aventuram numa jornada em busca de seus sonhos. Carmélia e Lobato enfrentam perigos e fazem descobertas muito importantes. De maneira lúdica e com uma linguagem divertida e didática, busca prevenir as crianças contra o assédio infantil. A peça aborda esta temática com muito cuidado, para que a mensagem seja entendida pelo seu público de forma eficiente. Trata-se de um espetáculo de teatro mambembe voltado ao público infantil, com músicas e efeitos sonoros especiais. A obra é inédita, escrita por Michella França, com músicas também autorais. Um texto poético e lúdico falando de um tema muito atual e importante nos dias de hoje.

O Grupo foi criado em 2014 com o seu primeiro espetáculo direcionado ao público infantil “Heróis da Natureza”, que venceu o Prêmio Circulação de Espetáculos do Município de Ponta Grossa, em 2015. No ano seguinte, participou da Mostra Especial do Fenata, com o espetáculo “Uma aventura no mundo dos Livros” e fez circulação em diversas cidades do Paraná. Em 2017, estreou o espetáculo “Ai! Sumiram os brinquedos” e venceu o edital “Prêmio Domingo tem teatro 2017” da Secretaria de Cultura do Paraná. No mesmo ano, participou do Fenata e ganhou o prêmio de Melhor Espetáculo na Mostra Campos Gerais. O Grupo também tem os espetáculos na categoria adulto “Um flash de nós mesmos” e “O que eu deveria ser se não fosse quem eu sou”. Em suas apresentações pelo estado, coleciona prêmios e editais. Em 2021, estreou o espetáculo “Entre o Sol e a Lua “em praças da cidade de Ponta Grossa e participou da Mostra Paralela online do Fenata de 2021.

da assessoria