Segunda-feira, 19 de Maio de 2025

ONG SOS Bichos promove castração para reduzir população de animais abandonados em PG; saiba como ajudar

2022-11-21 às 13:23

A SOS Bichos é uma Organização Não-Governamental (ONG) voltada à causa animal, que visa reduzir o sofrimento enfrentado por animais abandonados nas ruas. Infelizmente, o abandono animal é praticamente um traço cultural do ponta-grossense, tendo em vista que em quase todos os bairros são incontáveis os casos de cães soltos e essa realidade não se restringe aos bairros mais periféricos. Cavalos também são vistos sofrendo maus-tratos em algumas vilas da cidade, especialmente amarrados em terrenos baldios.

Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta segunda (21), a voluntária Karin Schwarz destacou as ações desenvolvidas pela ONG.

Segundo a voluntária, o foco principal da ONG é promover a castração animal, a fim de frear o aumento da população de animais abandonados nas ruas. “Mesmo com a ação de todas as ONGs e de todos os protetores, que já fazem muita coisa, por sua própria conta e com a ajuda da sociedade civil, continua aumentando”, diz.

Karin observa que o impacto econômico gerado pela pandemia agravou a situação de abandono dos animais, porque muita gente, sem condição de dar contas dos próprios gastos, deixou bichos de estimação de lado. “Não é justificável, mas acontecia”, lamenta. Nesse período, as contribuições que a população faz a essas ONGs também se reduziram, ao mesmo tempo que a inflação aumentou.

Mensalmente, a ONG paga um boleto para custeio da ração fornecida a cerca de 360 animais, que são mantidos num abrigo ou em lares temporários. O abrigo fica na localidade de Roxo Roiz, no distrito de Guaragi e é mantido por um funcionário da entidade e alguns voluntários, que se alternam. As despesas da ONG incluem o aluguel do imóvel onde funciona o abrigo.

Quem pretende ajudar a instituição a cuidar dos animais tem vários meios para isso, como doações financeiras através das contas da ONG. A SOS Bichos também promove bazares semanalmente. “Qualquer coisa que você não usa mais, mas está em bom estado para outra pessoa usar, nós aceitamos [como doação] e fazemos os bazares, para, justamente, ajudar nos gastos da ONG”, explica a voluntária.

A ONG também aceita doações de materiais recicláveis. “Temos alguns locais que parceiros recebem essas doações para nós e vendemos para termos recursos”, acrescenta. Karin solicita o apoio de condomínios para separar e arrecadar material reciclável em maior quantidade – papel, latinha, plásticos – e que combinem com a ONG essa retirada ou que alguém leve até um ponto de arrecadação.

A adoção responsável de um animal abandonado, segundo Karin, é algo que precisa ser planejado com antecedência pelo tutor. Além disso, é uma decisão que deve ser tomada somente depois de refletir bastante, porque o período de adaptação pode ser lento. Existem aqueles que se comprometem a adotar um animal de estimação e, por não terem sido pacientes com essa adaptação, pensam em devolver o animal, o que acaba sendo mais traumático, por envolver um segundo abandono. Outra situação bastante alarmante é o número de pessoas que adotam filhotes e os abandonam ao atingir a idade adulta “porque não são mais engraçadinhos”.

Saiba mais como ajudar a ONG no site e nas redes sociais: @sosbichospg.

Confira a entrevista de Karin Schwarz na íntegra: