A comemoração da Copa do Mundo está mais cara este ano. Os itens do churrasco, por exemplo, subiram 53,7% desde os últimos jogos, em 2018, puxados pelo aumento de custos de produção no campo e diminuição da oferta interna. As informações são do g1.
O levantamento foi feito pelo economista Fernando Agra, professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ele utilizou os dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mede a inflação oficial do país.
A pesquisa analisou 19 produtos que costumam ser usados no churrasco. Todos tiveram um aumento na casa dos dois dígitos desde junho de 2018. O frango, por exemplo, teve aumento de 104,86%; já o contrafilé, de 80,77%. Veja a lista:
Segundo o professor, o aumento de preços foi puxado por uma redução da oferta interna nos últimos anos e um aumento nas exportações, estimulado pelo crescimento da economia internacional, como também do aumento da taxa de câmbio. “Isso estimula o produtor a enviar para fora, então [fica] menos produto aqui dentro”, explica Agra.
“[Também houve um] aumento dos custos de produção, provocado pela escassez hídrica, que aumentou o custo, por exemplo, com a energia elétrica”, acrescenta.