A Prefeitura de Ponta Grossa inicia na sexta-feira (25) a campanha de vacinação da ‘Pfizer Baby’. Neste primeiro momento, a estratégia de vacinação contra a Covid-19 se restringe a crianças de seis meses a dois anos de idade com comorbidade.
As unidades de saúde referência serão Cyro de Lima Garcia (Oficinas), Luís Conrado Mansani (Uvaranas) e Rômulo Pazzinato (Nova Rússia). O atendimento será das 8h30 às 12h e 13h às 16h30. Nesta sexta, dia 25, as três unidades irão funcionar até às 18h30 para o primeiro dia da ação.
Para a vacinação, os pais e ou responsáveis devem levar os documentos pessoais, um documento da criança e a declaração de comorbidades específicas se for acompanhado pela Unidade de Saúde ou atestado médico de comprovação de comorbidades.
O esquema vacinal básico para este público será de três doses, sendo que a 2ª dose deverá ser aplicada num intervalo de 28 dias após a 1ª. Já a 3ª dose deverá ser aplicada num intervalo de 56 dias após a 2ª. Crianças que fizerem 3 anos após o recebimento da 1ª dose deverão completar o ciclo vacinal com o mesmo imunizante.
A vacina que será utilizada é a Pfizer de tampa vinho, a única liberada para esta faixa etária até este momento pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A vacina Pfizer Baby pode ser co-administrada junto com as demais vacinas de rotina do Calendário de Vacinação
Pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde, são consideradas comorbidades para vacinação as seguintes condições de saúde:
– Diabetes
– Pneumopatias crônicas graves
– Hipertensão Arterial Resistente (HAR)
– Hipertensão arterial – estágio 3
– Hipertensão arterial – estágio 1 e 2, com lesão em órgão-alvo
– Insuficiência cardíaca
– Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
– Cardiopatia hipertensiva
– Síndromes coronarianas
– Valvopatias
– Miocardiopatias e pericardiopatias
– Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas
– Arritmias cardíacas
– Cardiopatias congênita
– Pessoas com próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados
– Doenças neurológicas crônicas
– Doença renal crônica
– Imunocomprometidos
– Hemoglobinopatias graves
– Obesidade mórbida
– Síndrome de Down
– Cirrose hepática
– Transtorno do Espectro Autista (TEA)
da assessoria