Domingo, 18 de Maio de 2025

Cor do verão: nutricionista dá dicas sobre alimentos que favorecem o bronze

2022-12-01 às 18:02

“Vem chegando o verão / O calor no coração / Essa magia colorida
São coisas da vida”. Para quem quer virar uma “sereia” (ou tritão) e arrasar na areia com a cor do verão, a nutricionista Adriane Colaça preparou uma série de dicas, que ela apresentou durante o programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta quinta (1º).

“Temos estratégias que vão facilitar melhorar a qualidade da pele para receber esses raios solares, mas temos que começar já. É um processo que tem ser tratado um dois meses antes do verão . É necessário que intensifiquemos o consumo de alguns minerais e de algumas vitaminas, que são diretamente relacionadas à saúde da pele”, observa a nutricionista.

Entre estas substâncias está o betacaroteno, presente nos vegetais de coloração laranja ou amarelados; o licopeno, dos vegetais vermelhos – como o tomate; a vitamina C, o selênio e o zinco, que são nutrientes que vão ajudar diretamente na saúde da pele e melhorá-la de forma global, para que ela sofra menos danos durante a exposição solar.

Segundo Adriane, se a pele for bem tratada, bem hidratada e com condição de transferência e renovação celular, produzimos um bronzeamento mais uniforme e de coloração mais duradoura. “Temos essa diferenciação de bronzeamento: se eu tenho uma qualidade de pele, prévia ao verão, boa, terei um bronzeamento mais bonito, de acabamento melhor, mais uniforme e mais durável”, enfatiza.

A nutricionista observa que não tem uma hora específica para consumir esses alimentos ao longo do dia. Ela sugere tanto o consumo deles em forma de saladas, no almoço e no jantar, como na forma de sucos, que podem incluir beterraba, cenoura e laranja, por exemplo. “A beterraba já é um pré-treino maravilhoso, porque estimula a formação de óxido nítrico e vai te dar um pique para o treino. E você já está ingerindo estes compostos necessários para a qualidade da pele”, diz.

Para o café da manhã, Adriane recomenda o mamão, que além de vitamina C – um antioxidante muito importante para a pele – possui betacaroteno, um precursor da vitamina A. “Você vai distribuindo esses alimentos ao longo do teu dia, da tua rotina. Não há uma dificuldade em consumir esses alimentos. A maior parte deles faz parte da nossa rotina. Só intensificamos a quantidade que vamos usar nesse período”, reitera.

Cuidados

De acordo com a nutricionista, uma coisa a ser evitada nesse período de festas de fim de ano, é a bebida alcoólica. Ela favorece a desidratação da pele e, assim, compromete a qualidade do bronzeado. “Se eu exponho essa pele desidratada ao sol, eu tenho maior dano solar, mesmo que eu tenha as proteções necessárias. Então, é cuidar com o excesso de bebida, normalmente atrelado a esse período de férias”, diz.

Se beber, deve-se fazer a reposição hídrica, com água de coco, suco de melancia, suco de gengibre. “Tudo isso ajuda a repor esse processo eletrolítico que foi danificado com o consumo de bebida alcoólica”, acrescenta.

Adriane também recomenda cautela no consumo de gorduras saturadas, presentes nas carnes, nos sorvetes, nas gorduras hidrogenadas e doces artificiais.

Confira a entrevista com Adriane Colaça na íntegra: