Sexta-feira, 02 de Maio de 2025

Prefeita de Carambeí fala da programação de 27 anos do município e avalia a primeira metade de sua gestão

2022-12-07 às 14:01
Prefeita Elisangela Pedroso afirma estar feliz e satisfeita com as realizações de sua gestão

Carambeí completa 27 anos de emancipação política na próxima terça (13), mas a programação festiva começa já começa bem antes, nesta quinta (8), Dia da Padroeira Imaculada Conceição, com missa na Igreja Matriz e almoço comunitário. O programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba) desta quarta (7) recebeu a prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, que falou sobre a programação do aniversário do município e também fez um balanço da primeira metade de seu mandato.

A festa de 27 anos de Carambeí recebe os shows de Mariana & Matheus (sábado, 10); Fiduma & Jeca (domingo, 11) e César Menotti & Fabiano (segunda, 12). No feriado de aniversário do município, na terça (13), ocorre o Desfile Cívico, a partir das 9h, com concentração na Avenida do Ouro.

Ainda no dia 13, às 20h, haverá uma programação gospel, com os cantores Moisés Clayton e Giselli Cristina.

“Teremos uma programação para a família; um pavilhão, no bairro dos Imigrantes, com artistas de Carambeí mesmo, para valorizar os nossos. Teremos cavalgadas, passeio ciclístico e muitas atividades”, destaca a prefeita. Confira aqui a programação completa das festividades.

Balanço da primeira metade da gestão

“Estou muito feliz, cansada, mas feliz”, admite a chefe do Executivo carambeiense, ao analisar os resultados e as realizações da primeira metade de seu mandato.

Elisangela aponta que, ao assumir a Prefeitura, em 2021, o município ainda possuía uma política de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde muito atrasada. “Não preenchíamos os requisitos solicitados pelo SUS e, durante a pandemia, tivemos que modificar o sistema de atendimento nas Unidades de Saúde. A população estranhou um pouco, pois tivemos que trabalhar mais a questão de saúde preventiva, implantando a Estratégia de Saúde da Família (ESF) nas Unidades. Mesmo assim, não deixamos de fazer o atendimento e temos unidades com três médicos”, diz.

Segundo a prefeita, todas as unidades contam com equipe completa – médico, técnico, enfermeiro e agente comunitário de saúde. Cada unidade conta, ainda, com um veículo na porta para deslocamento de pacientes, inclusive nas do interior. “Fizemos um processo seletivo na semana passada para contratar médicos plantonistas e para médico para unidade de saúde do interior. Considero que a Saúde de Carambeí é muito boa, porque recebemos pessoas de Ponta Grossa, Castro, Piraí e de outras cidades, que procuram Carambeí para atendimento”, frisa.

O município possui uma Unidade Central de Saúde, construída pelo primeiro prefeito de Carambeí, Alci Pedroso de Oliveira, pai de Elisangela, que foi ampliada pelo segundo prefeito, Osmar Rickli. “Desde lá, não tivemos nenhum progresso e, agora, estamos com um projeto em mãos em que vamos construir um Complexo de Saúde, com 3,7 mil m². Ontem, fiz a assinatura da escritura da última casa que tinha naquela quadra”, comenta. Nesse Complexo de Saúde, haverá uma Unidade de Pronto Atendimento, Farmácia Básica, Fisioterapia, Centro Odontológico e Almoxarifado.

De acordo com a prefeita, o município de Carambeí não enfrenta problemas na contratação de médicos porque “paga muito bem”. Aliás, o município prepara um novo concurso público para a contratação de 158 cargos. Elisangela aponta que assumiu a Prefeitura com índice de gastos com pessoal acima do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal e, para reverter a situação, houve campanhas para aumentar a arrecadação municipal. “Abaixamos esse índice [de gastos com pessoal] de 54% para 40% [do orçamento]”, destaca.

A prefeita comemora o interesse de investidores no município, desde o anúncio da instalação da fábrica de garrafas da Ambev, que atraiu empresários de outros setores, a exemplo da empresa Inviolável, que deve inaugurar sua unidade no primeiro semestre de 2023. “Estamos recebendo muitas empresas. Os investidores voltaram seus olhares para Carambeí, estão acreditando na cidade. Nosso intuito é trazer emprego e renda para a população”, diz.

Caçula

Carambeí – Foto: José Fernando Ogura/AEN

Marcado pela colonização holandesa, o município de Carambeí tem sua economia baseada no setor agropecuário, com destaque para a produção de leite e laticínios e bastante impulsionada pelo cooperativismo. Carambeí integra a lista dos 17 municípios “caçulas” do Paraná, que foram criados no final de 1996, emancipando-se politicamente dos municípios dos quais eram distrito. Carambeí era, até então, distrito de Castro. Antes de Elisangela Pedroso, teve apenas três prefeitos: Alci Pedroso de Oliveira (1997-2004); Osmar Rickli (2005-2012) e Osmar Blum (2013-2020). De lá para cá, o salto populacional foi de 63%, o segundo maior entre as cidades caçulas do Paraná.

“Precisamos crescer junto a cidade, porque pessoas já estão vindo morar em Carambeí e precisamos programar um crescimento populacional e crescer, junto, a educação, a saúde, a habitação, a segurança pública. Nossa cabeça está a mil, trabalhando em todos os setores e em todas as áreas, com projetos”, comemora a prefeita Elisangela.

Confira a entrevista com a prefeita Elisangela Pedroso na íntegra: