Domingo, 18 de Maio de 2025

Governo do Japão homenageia Cida Borghetti

2022-12-07 às 12:06

A honraria é concedida a pessoas que contribuíram para promover a compreensão mútua e o fomento das relações de amizade entre Japão e Brasil

O Governo Japonês homenageou nesta terça-feira (6), a ex-governadora do Paraná, conselheira da Itaipu Binacional e presidente da Associação Giuseppe Garibaldi, Cida Borghetti, com o Diploma de Honra ao Mérito do Ministério de Relações Exteriores. O título é concedido a pessoas com ações de destaque para a comunidade nipônica. Durante toda a sua trajetória política e em especial a frente do Governo do Estado, Cida cumpriu agendas econômicas, culturais, sociais e políticas.

“Muito emocionada com esta homenagem, fruto de um trabalho de fortalecimento contínuo das relações entre o Japão e o Paraná. Gratidão pelo dia de hoje e feliz em continuar fortalecendo os laços de amizade com a comunidade nipônica do nosso estado”, declarou a homenageada.

Na ocasião, Cida também relatou a experiência em participar dos preparativos para a comemoração de 110 anos da imigração japonesa no Brasil, a recepção ao casal Imperial do Japão, príncipe e princesa Akishino, para as comemorações dos 120 anos do Estabelecimento das Relações Diplomáticas Japão-Brasil, e sua viagem a convite do governo japonês para missão internacional nas cidades de Tóquio, Kyoto, Kobe, Nishinomiya, Osaka, Kakogawa e Himeji.

“Foram momentos de aprendizado. Minha ida ao Japão foi uma janela de oportunidades e experiências e tenho vontade de retornar e conviver mais com esta cultura milenar”, destacou.

O Cônsul-Geral do Japão em Curitiba, Hamada Keiji, abriu a solenidade explicando a importância do trabalho das pessoas que são agraciadas com a honraria e definiu como principal mérito para premiação de Cida, o trabalho e incentivo continuo de projetos com entidades japonesas.

“O diploma é um reconhecimento aos longos anos de relevantes serviços prestados em contribuição ao entendimento mútuo e fortalecimento da amizade entre o Japão e o Brasil ”, disse.

A cerimônia realizada na residência Oficial Consular também contou com a presença do assessor-chefe de Relações Internacionais da Prefeitura Municipal de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó, que na ocasião representou o prefeito Rafael Greca.

“Parabenizar a Cida por esse reconhecimento ao longo de toda a sua trajetória política de relações com o Japão. Ela representou a cidade de Curitiba recebendo delegações, autoridades japonesas, empresários e parceiros. Fica nosso agradecimento”, disse.

Além do cônsul do Japão, participaram do evento a Consulesa Taiko Hamada, o cônsul-geral Adjunto Wakaeda, o cônsul-geral da Itália para o Paraná e Santa Catarina, Salvatore Di Venezia, a deputada estadual Maria Victoria, o vice-presidente da Associação Giuseppe Garibaldi, Benoni Manfrin, o diretor financeiro e do patrimônio da instituição, Cliceu Luis Bassetti, além de amigos e familiares.

da assessoria