Quer reprojetar sua carreira profissional e dar a ela um novo rumo? Ainda dá tempo de começar essa guinada já no início de 2023. A Faculdade Ibras, em Ponta Grossa, tem vagas disponíveis para a sua primeira turma. As aulas do curso de Tecnologia em Gestão Pública se iniciam em fevereiro.
Em participação no programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta sexta (16), o diretor da Faculdade Ibras, Valmir de Santi, falou sobre a nova graduação em Gestão Pública da instituição de ensino superior localizada no Jardim Carvalho.
Os vestibulares são agendados a qualquer momento, de acordo com a conveniência do candidato. Basta ligar no (42) 3238-1152 ou entrar no site para marcar a data preenchendo um formulário.
“Ganhamos nota 5 do MEC, na estrutura, e realmente estamos preparados para poder fazer um bom curso”, destaca Santi. A graduação presencial de tecnólogo em Gestão Pública dura dois anos e é no período noturno.
Conforme o diretor da Faculdade Ibras, dentro das escolas privadas, há a possibilidade de, fechando o número de vagas, pelas matrículas feitas pelos alunos, abrir novas turmas. “Trabalhamos, nas últimas três semanas, bem intensamente, em todas as escolas que pudemos atender. É interessante ver como os alunos, mesmo sendo bem jovens, se interessam pela formação nova. Quando começamos a conversar com eles, falamos do curso e de suas possibilidades”, diz.
Com a formação em Gestão Pública, o profissional abre várias portas no mercado de trabalho, que podem ser tanto na iniciativa privada quanto no setor público. “Tivemos muito acesso de alunos e estamos agora num processo, que começa nesse ponto e vai até o começo de janeiro, para a seleção dos alunos que se interessaram a fazer o curso. Temos um bom grupo de alunos que vão fazer um processo seletivo para ganhar suas bolsas e, a partir daí, ingressar na faculdade”, acrescenta.
Formação prática
A Faculdade Ibras vai proporcionar uma formação que alia teoria e prática. “Toda quarta-feira, o aluno vai trabalhar com projetos. Em vez de termos tarefa para casa, o que é difícil para quem estuda à noite, vamos ter uma atividade especial para ele, que é preparar projetos, assessorar entidades, assessorar prefeituras”, explica Santi.
O diretor da faculdade menciona que, muitas vezes, um deputado quer passar uma verba via emenda a uma instituição, que nem sempre tem um profissional capaz de elaborar um projeto para captação desse recurso. “Vamos também fazer parcerias com instituições, para que nossos alunos aprendam a fazer projeto, aprendam a se inserir na sociedade, porque o gestor público tem que pensar que ele está a serviço da sociedade e precisa ter uma visão do que é ser servidor público”, considera.
Santi adianta que o curso pretende repassar ao aluno a ideia de que, ao gerir recursos públicos, ela precisa fazê-lo dando prioridade à parcela da população que mais depende dela. “Ou seja: o social quem tem que fazer é o setor público. O dinheiro é curto e, sendo curto, tem que fazer o melhor possível. A gestão tem que ser a mais adequada. Vamos tentar fazer com que o aluno saia dali com práticas e, ao mesmo tempo, ajudar a sociedade”, frisa.
“Se eu pegar uma entidade que precisa montar um projeto – e nossos alunos montam projetos – ela vai receber recursos, o deputado vai passar recursos. Ou ela vai entrar naqueles recursos que se pode disputar, dentro do setor público, sem usar emenda de deputado. Se conseguirmos passar isso, vai ser o grande mote do retorno que daremos à sociedade”, acrescenta.
Prospecção
Além da estratégia de prospectar interessados entre os concluintes do ensino médio, a Faculdade Ibras tem buscado potenciais alunos entre os servidores de instituições do setor público. A partir de janeiro, serão visitadas as Prefeituras Municipais da região.
A intenção do diretor da Faculdade Ibras é que as turmas sejam mistas, reunindo jovens que concluíram recentemente o ensino médio com profissionais do setor público, que podem contribuir para respaldar as aulas. Já estão matriculados alguns servidores da Câmara Municipal e outros ligados à Prefeitura.
“O aluno que não tem nenhuma experiência vai sentar ao lado de alguém que já tem 10, 12 anos trabalhando dentro da área pública. Quando o professor vai trabalhar, já tem melhor condição da exemplificação. Falar com uma pessoa que nunca teve que fazer nenhuma atividade em que usou a gestão pública e falar com quem está dentro é muito melhor. Essa mescla vai ser muito boa para os dois lados”, afirma.
Faculdade Ibras Pós-Graduação e Assessoria
A Faculdade Ibras fica na Av. Antônio Rodrigues Teixeira Júnior, 907 – Jardim Carvalho, na esquina da Praça Dom Antônio Mazzarotto e proximidades da Paróquia Santo Antônio. “É bem fácil e tranquilo para estacionar”, garante o diretor.
Mais informações sobre a oferta de cursos podem ser obtidas no site da instituição, pelo telefone (42) 3238-1152 e nas redes sociais: @ibrasfaculdade.
Confira a entrevista na íntegra: