Sexta-feira, 16 de Maio de 2025

Programa de responsabilidade social da Unimed PG promove Natal Cooperativo em instituições da região

2022-12-20 às 13:59

O programa de responsabilidade social da Unimed Ponta Grossa, Sou Voluntário, promoveu em dezembro a entrega de brinquedos às instituições da região dos Campos Gerais. Ao todo, foram feitas sete entregas distribuídas em Ponta Grossa, Jaguariaíva, Telêmaco Borba e Castro. A distribuição foi feita diretamente pelo Papai e Mamãe Noel contratados pela cooperativa.

A ação social, que acontece há mais de 22 anos na região, teve início no segundo sábado do mês (10/12) e estendeu-se até a sexta-feira (16/12). Em Ponta Grossa, onde foram entregues metade dos brinquedos, foram contempladas as escolas Geny Ribas (CEPRAF), a Casa do Piá e a Associação Reviver.

A vice-diretora da escola Geny Ribas, Ines Chuy Lopes, afirma que a ação foi um momento de celebração e alegria para todos que participaram: “É um momento que marca a vida de muitos deles. O Papai e a Mamãe Noel foram extremamente sensíveis e aprenderam alguns sinais em Libras. Deu para ver no brilho dos olhos de todos que participaram e a emoção pelo momento. E sem o apoio da Unimed PG isso não seria possível”.

A responsável pelo programa Sou Voluntário e organizadora do Natal Cooperativo de 2022, Cristiane Schwab, conta que a emoção fez valer toda a dedicação: “As ações para o Natal Cooperativo foram todas pensadas com muito carinho por toda a equipe envolvida. A preparação dos brinquedos para as entregas foi bastante trabalhosa, mas ver a alegria de cada um ao ver o Papai e a Mamãe Noel e receber o presente foi muito gratificante e emocionante. Faz valer cada segundo de dedicação. ”

Além da entrega de brinquedos feita pelo Papai e Mamãe Noel diretamente nas instituições, outras ações que contemplam o Natal Cooperativo foram feitas: doação de 1.500 kits de doces para a ação social do Natal dos Amigos do Tio Mickey, adoção de mais de 50 cartinhas pelos colaboradores da Unimed PG e doação de mais de 70 cestas de frios para a Casa do Piá e para a Casa Transitória Fabiana de Jesus.

Envolvimento dos voluntários

A voluntária e colaboradora da Unimed Ponta Grossa, Flávia Krik, conta que esta foi a primeira vez que sentiu a verdadeira magia do natal através de pequenos gestos: “Foram alguns dias de muito trabalho e dedicação na escolha dos brinquedos, na realização das embalagens e nas entregas, mas não há nada mais gratificante que o sorriso sincero de uma criança. Nesta semana, pude sentir e abraçar uma causa que traz mais do que a felicidade às crianças, traz o verdadeiro significado de amor e partilha.”

Saimon Correia, que participa do Natal Cooperativo pela segunda vez, conta que a experiência foi encantadora. “É uma experiência incrível ser acolhido por tantas crianças. Este é um momento que proporcionamos algo especial a eles e somos retribuídos com um carinho que aquece o coração. É emocionante ver o brilho nos olhos de cada criança. ”, relata sobre a entrega de presentes. Saimon também se voluntariou na adoção de cartinha de Natal e, também, conta sobre a experiência: “Pela primeira vez tive a oportunidade de adotar uma cartinha, escolher um presente com carinho e saber que seria muito especial pra quem o recebesse. Foi muito recompensador. ”

Sobre o Natal Cooperativo Unimed Ponta Grossa

A ação de natal existe há mais de 22 anos e, mesmo passando por vários formatos, sempre teve como foco o incentivo ao cooperativismo e a integração entre os públicos da cooperativa e a comunidade. Mensalmente, os médicos da Unimed Ponta Grossa contribuem, voluntariamente, com um valor em dinheiro para que, no fim do ano, a festa seja oferecida às entidades beneficentes da região.

da Comunicação Unimed PG